PRAIA DOS CACHORROS

Turista natural do Recife morre afogado em Fernando de Noronha; veja vídeos

"Quando cheguei até ele, vi que ainda estava vivo", disse o salva-vidas que resgatou o turista

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um homem de 36 anos, natural do Recife, morreu, nesta quarta-feira (16), vítima de um afogamento na Ilha de Fernando de Noronha. De acordo com testemunhas, ele teria se afogado na Praia dos Cachorros, porém, de acordo com a Administração do Distrito, ele foi resgatado por um bote da Marinha e carregado até o Porto de Santo Antônio.

>>>Criança de 1 ano e 6 meses morre afogada em cisterna em Olinda

>>>Mãe tenta afogar filho de 7 meses em caixa d'água no Recife

Apesar de ter sido socorrido, o turista não resistiu. Um vídeo enviado à produção da TV Jornal mostra o momento do resgate. "Quando olhei para o mar, vi que ele havia sido puxado pela correnteza para muito fundo. Ele estava com outros quatro amigos que conseguiram sair, mas ele não. Briguei com as ondas por uns vinte minutos para tentar salvá-lo e quando cheguei próximo dele, ele ainda estava vivo. Fiz o resgate com a boia, assim como a massagem cardíaca ainda dentro d´água. Ainda longe da praia não consegui sair por conta das ondas", contou o salva-vidas Jefferson Cachorrinho.

Veja vídeo

O salva-vidas disse, ainda, que sentiu o pulso da vítima, ainda no mar. "Quando entrei na água, já fui gritando para as pessoas ligarem para o 190, porque eu sabia que, por causa das ondas, não conseguiria sair pela praia. Uma lancha da Marinha deu apoio, nos retirou e ele foi levado ao hospital", contou.

Em outro vídeo, é possível ver o momento em que o salva-vidas enfrenta a forte correnteza para salvar o turista.

Atendimento médico

Levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros, ele chegou ao Hospital São Lucas às 13h04, segundo o governo local. No local do afogamento, a equipe do Samu constatou que o homem havia sofrido uma parada cardiorrespiratória.

Nota da Administração de Fernando de Noronha

Às 13h04 desta quarta-feira (16), deu entrada no Hospital São Lucas, trazido pelo SAMU e bombeiros, um turista de 36 anos, vítima de afogamento. O paciente foi resgatado do mar em um bote da Marinha e levado ao Porto de Santo Antônio. Na chegada da equipe do SAMU ao local, foi identicado que o paciente se encontrava em parada cardiorrespiratória. Imediatamente foram iniciadas as manobras de reanimação, continuadas no ambiente hospitalar, porém sem sucesso.