
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na noite dessa segunda-feira (28) ter feito a certificação de Boas Práticas de Fabricação da empresa Pfizer, uma das envolvidas na produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Biontech.
O processo foi concluído no sábado (26), após a Anvisa ter recebido todas as informações necessárias ao longo dos últimos meses. Das quatro empresas que participam na produção de insumos para a vacina ou em sua formulação, três já receberam a certificação. Uma ainda não enviou as informações requeridas.
- Com covid-19, estado de saúde de Hamilton Mourão é bom
- Covid-19: Pernambuco totaliza mais de 215 mil casos confirmados
- Aos 67 anos, vice-presidente, Hamilton Mourão, está com covid-19
- Senhora de 96 anos é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 na Espanha
- 'Volta pai', escreve filho no gramado para pai internado em UTI com Covid-19
A certificação de boas práticas é um dos pré-requisitos para que seja autorizado o uso da vacina no Brasil. A verificação é feita de duas formas: por meio de inspeções da Anvisa ou de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira que integrem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês).
Vacinas
No caso das vacinas desenvolvidas pela Astrazeneca/Oxford e Sinovac, por exemplo, técnicos da Anvisa foram à China inspecionar as instalações de fábricas envolvidas na fabricação dos imunizantes. Isso foi necessário porque o país asiático não integra o PIC/S.