FIM DE ANO

Praia de Porto de Galinhas tem restrições no réveillon 2020 devido à pandemia; saiba mais

Prefeitura do Ipojuca definiu nesta terça-feira (29) as medidas de contenção ao novo coronavírus nas praias do município

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 29/12/2020 às 17:15 | Atualizado em 06/02/2023 às 10:22
Divulgação
FOTO: Divulgação

Restrições para o ano novo nas praias do Ipojuca foram definidas nesta terça-feira (29).

Além do cancelamento da tradicional queima de fogos, já divulgado no último dia 10, a prefeitura da cidade decidiu que ficam proibidos em todo o litoral ipojucano o uso de cadeiras, bancos, mesas, toldos, tendas, guarda-sóis, coolers, isopor e similares e som durante o réveillon.

>> Covid-19: Porto de Galinhas tem fim de semana marcado por aglomerações

As medidas também valem para a praia de Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados do Brasil por turistas nessa época do ano.

Comércio nas praias de Ipojuca tem restrições

O comércio ambulante está permitido na orla de Ipojuca, das 6h às 18h.

Medidas tomadas para conter o novo coronavírus em Ipojuca

A conscientização da obrigatoriedade do uso de máscaras e dos perigos quanto a aglomeração estão sendo feitas em duas frentes: distribuição de máscaras diariamente no balneário de Porto de Galinhas e realização diariamente de barreiras sanitárias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937.

No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Números da covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (29), 1.778 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 48 (2,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.730 (97,3%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 217.772 casos confirmados da doença, sendo 29.291 graves e 188.481 leves.

Mortes por Covid-19 em Pernambuco

Também foram confirmados 24 óbitos, ocorridos entre os dias 09 e 28 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.612 mortes pela Covid-19.

Como se prevenir do novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Algumas das principais medidas são:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.
  • Manter uma distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.
  • Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados.