FISCALIZAÇÃO

Secretário apela para que população denuncie 'balada, rave ou gafieira' em Pernambuco

Governo estadual tem realizado um esforço para que aglomerações sejam coibidas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/01/2021 às 18:40 | Atualizado em 09/06/2023 às 11:57
Foto: Leo Motta/JC Imagem
FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem

Nesta quarta-feira (6), o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, pediu para que a população denuncie eventos que desrespeitem as medidas decretadas pelo governo estadual para conter o avanço da covid-19.

“As pessoas podem se antecipar. Tomando conhecimento de alguma festa, balada, rave, gafieira, seja lá o que for, mas que vai romper com os limites estabelecidos pelo decreto, nos informem previamente que nós vamos tomar medida preventiva”, pediu.

De acordo com o secretário, o Estado vai procurar esses locais e determinar que estejam impedidos de promover essas festas. O apelo foi feito durante coletiva de imprensa online. O Governo de Pernambuco também diminuiu o limite de pessoas em eventos, de 300 para 150.

Como denunciar?

Para denunciar eventos irregulares em meio à pandemia, é possível ligar para o Procon Pernambuco através do telefone (81) 3181-7000. O número também possui WhatsApp e funciona 24 horas.

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) também pode ser acionada para a denúncia de festas ilegais, por meio do telefone 190.

Reforço na fiscalização em todo o estado

O governador Paulo Câmara se reuniu com os prefeitos das cidades do litoral de Pernambuco para cobrar rigor na fiscalização às medidas de prevenção à covid-19, como uso de máscara e distanciamento social.

O litoral do estado vai do município de Goiana, na Zona da Mata Norte, até São José da Coroa Grande, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com Pedro Eurico, o reforço na fiscalização vai contar com apoio das guardas municipais, que terão uma “ação mais efetiva no combate” às aglomerações nas orlas.

“As prefeituras também vão colaborar, junto à Polícia Militar e às delegacias de polícias locais, no sentido de coibir essa prática”, explicou. O secretário também alertou que o reforço na fiscalização não será restrito ao litoral.

“Todo aquele que financiar, for proprietário, que alugar para terceiros espaços para realizar festas irregulares, todas essas pessoas vão responder, primeiro, com multa e, segundo, com processo e inquérito criminal. Isso não vale somente para a orla. Vale para o estado inteiro”, afirmou.

As equipes do Procon Pernambuco foram reforçadas e atuarão já nas quintas-feiras até os domingos para a fiscalização de bares, restaurantes e casas de eventos.