IMUNIZAÇÃO

Covid-19: primeira pessoa vacinada no Recife será profissional de saúde, afirma João Campos

De acordo com o prefeito, a primeira dose da vacina contra a covid-19 será administrada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 18/01/2021 às 18:30 | Atualizado em 23/03/2023 às 13:10
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

Segundo o prefeito do Recife, João Campos, a campanha de vacinação contra a covid-19 terá início com profissionais de saúde da unidade do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência para tratamento da doença em Pernambuco.

O voo com as 270 mil doses para todo o estado deve chegar ao Aeroporto Internacional do Recife às 19h40. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, a vacinação na cidade começa imediatamente após a chegada das doses.

Primeira pessoa vacinada será profissional de saúde

"A primeira vacina em Pernambuco e no Recife será no Huoc (Hospital Universitário Oswaldo Cruz), com trabalhadores da saúde que, desde o início da pandemia, estão ajudando a salvar vidas e, com coragem, estão na linha de frente desta pandemia", disse João Campos.

O hospital, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, foi a porta inicial de assistência aos primeiros casos de covid-19 na capital pernambucana.

No dia 25 de fevereiro de 2020, a unidade de saúde recebeu o primeiro caso suspeito da doença na cidade. Desde então, milhares de pessoas acometidas pelo novo coronavírus já passaram pelo Huoc.

Segundo o prefeito da capital pernambucana, o governador do Estado, Paulo Câmara, também estará presente na cerimônia.

Fala do prefeito

"Neste primeiro momento, serão vacinadas as pessoas que trabalham com a Saúde e estão na linha de frente de combate à pandemia, os idosos que estão nas instituições de longa permanência e pessoas com deficiências severas que também estão em instituições específicas", afirmou João Campos.

O prefeito do Recife também aproveitou para detalhar a estrutura preparada para a campanha de vacinação no município.

"Após esse momento, a gente aguarda que o Ministério mande mais vacinas, para que o segundo módulo do Recife seja ativado com nove centros de vacinação, 65 salas, três drive-thrus em pontos diferentes da cidade para que a gente possa vacinar o quanto antes toda a nossa população", destacou.

Ele disse ainda que, no Recife, "ninguém vai furar fila, não vai haver privilégio, vamos seguir as recomendações dos grupos prioritários com cadastro 100% digital através do Conecta Recife"

Segundo João Campos, para quem não puder fazer esse cadastro de maneira digital, haverá pontos em toda a cidade para cadastro nas instituições, que farão o cadastramento e vão garantir que todos tenham acesso à vacinação.