Covid-19

Covid-19: Pernambuco inicia vacinação contra a doença no Hospital Alfa

Cerca de 1,3 mil profissionais de saúde que atuam na instituição serão imunizados

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/01/2021 às 14:30 | Atualizado em 16/03/2023 às 11:47
Aluísio Moreira/SEI
FOTO: Aluísio Moreira/SEI

Nesta terça-feira (19), o Hospital de Referência à Covid-19 da unidade Boa Viagem, o antigo Hospital Alfa, começou a vacinar seus profissionais contra a doença.

A unidade com maior número de leitos exclusivos para casos do novo coronavírus, conta atualmente com 1.309 funcionários, sendo 1.225 aqueles que atuam na assistência direta nas enfermarias e UTIs.

Agradecimento

Na ocasião, o governador Paulo Câmara agradeceu a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente na unidade desde o início da pandemia, se dedicando a salvar vidas.

"Temos ainda uma longa trajetória, mas estamos muito felizes por tudo que conseguimos avançar até este momento, onde iniciamos uma nova fase com a vacinação", declarou Paulo Câmara.

Vacinas são distribuídas em Pernambuco

As doses dos imunizantes chegaram ao Recife na noite da segunda-feira (18) e a campanha teve início logo em seguida.

"A distribuição das vacinas está ocorrendo e, até às 14h de hoje, todas as Gerências Regionais de Saúde já terão recebido a vacina", disse o governador.

Apesar do início do processo de vacinação da população, Paulo Câmara reforçou a necessidade de manter os cuidados, como o distanciamento físico e o uso de máscaras.

Doses

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, 270.900 doses chegaram ao estado e a distribuição foi pactuada com os municípios.

"O Estado ficou com uma parte desses insumos para vacinar unidades como esta [que estão sob responsabilidade do Estado], que são prioridade absoluta neste primeiro momento", disse.

Primeiras pessoas vacinadas

A primeira pessoa a ser vacinada na instituição foi a técnica de enfermagem Alexina Codeceira, de 50 anos. Muito emocionada, a profissional, que está na linha de frente desde abril de 2020, falou sobre a importância de todos se imunizarem assim que possível.

"Temos que acreditar na vacina. É a chance que temos de mudar essa história. A gente que está na UTI está vendo cenas muito tristes, então, se vacinem", disse.

Ela também reforçou o recado de que, mesmo vacinados, o uso de máscara e higienização das mãos ainda devem ser constantes.

Na sequência também foram imunizados a enfermeira Cristiane Correia, o médico Manoel Alves, a auxiliar de farmácia Sandra Silva, a nutricionista Janaína Nascimento, a assistente social Valmira Melo, a fonoaudióloga Cristiane Neves, a psicóloga Maria Renata Braga e a fisioterapeuta Lidier Nogueira – todos trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia.