Vacinação contra covid-19

Vacina contra a covid-19: veja se receberá a vacina com o 1º lote que chegou a Pernambuco

Somente 135 mil pessoas poderão receber as duas doses da vacina Coronavac neste primeiro momento

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 19/01/2021 às 11:31 | Atualizado em 17/03/2023 às 6:43
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Na última segunda-feira (18), foram entregues a Pernambuco as primeiras 270 mil doses da vacina contra a covid-19. A chegada do imunizante, é claro, gerou expectativas em muitas pessoas.

No entanto, a maior parte da população — inclusive aquelas pessoas que fazem parte de algum grupo de risco para a doença — vão ter de esperar um pouco mais.

Nesta matéria, entenda quais são os grupos contemplados para receber a vacina deste primeiro lote e o que se sabe sobre os próximos passos da campanha de imunização.

Grupos de risco para covid-19

De fato, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, são parte do grupo de risco para a covid-19. No entanto, nem todas as pessoas desses grupos receberão a vacina neste momento.

Isso porque esta primeira remessa de imunizantes só é capaz de imunizar 135 mil pessoas com duas doses, o que representa menos de 1,5% da população de Pernambuco.

Sendo assim, pertencer a um grupo de risco no momento não garante vacina no braço ainda. Para ser vacinado, é preciso estar num grupo ainda mais prioritário.

Quem é a prioridade no momento?

Os grupos prioritários para receber a vacina contra a covid-19 no momento foi uma decisão pactuada entre o Governo de Pernambuco e os municípios e incluem:

  • profissionais de saúde na linha de frente de atendimento a pacientes com covid-19;
  • idosos e pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência;
  • indígenas aldeados; e
  • profissionais de saúde que vão aplicar o imunizante.

Desse modo, as demais pessoas, mesmo que pertencentes a outro grupo de risco, devem aguardar a chegada de novas remessas do imunizante.

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) é de que, com o primeiro lote, 99 mil profissionais de saúde sejam imunizados — cerca de 34% do total atuante em Pernambuco.

Além disso, 100% dos demais grupos também devem receber as duas doses neste momento. São 26,5 mil indígenas, 2,5 mil idosos institucionalizados e 130 pessoas com deficiência institucionalizadas em Pernambuco.

Não precisa sair de casa

A recomendação do governo estadual é de que os profissionais que vão aplicar a vacina se dirijam até as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Portanto, trabalhadores da saúde vão receber o imunizante no próprio posto de trabalho, idosos e pessoas com deficiência, nas próprias instituições em que vivem, e indígenas, nas aldeias.

Distribuição da vacina

O Ministério da Saúde orienta que os municípios usem o primeiro lote para imunizar completamente todas as pessoas dos grupos escolhidos.

Isso porque não se sabe quando novas remessas da vacina vão estar disponíveis para distribuição e imunização da população.

Como o intervalo de aplicação entre as duas doses deve ser de duas a quatro semanas, a preocupação é de que as pessoas recebessem a primeira dose, mas não recebessem a segunda a tempo.

Próximos lotes

O Instituto Butantan aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para distribuir as mais de 4,8 milhões de doses produzidas no Brasil.

Vale destacar que as primeiras 6 milhões de doses da Coronavac em aplicação no Brasil foram importadas da China.