Fiscalização

Covid-19: MPPE vai fiscalizar vacinação nos municípios para evitar desvios

A fiscalização deve ser realizada por representantes do Ministério Público

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 20/01/2021 às 16:30 | Atualizado em 08/03/2023 às 11:21
Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
FOTO: Felipe Ribeiro/JC IMAGEM

Após várias pessoas fora dos grupos prioritários se vacinarem contra a covid-19, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou irá fiscalizar a aplicação das doses em todos os municípios do Estado.

O objetivo é de evitar desvios, para que pessoas não recebam o imunizante de forma indevida, sem pertencer aos grupos prioritários.

Recomendação

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), Paulo Augusto de Freitas Oliveira, será o responsável por expedir a recomendação para que os membros do MPPE em todo o Estado fiscalizem e monitorem a vacinação nos municípios.

"Estamos vivenciando um caso de emergência em saúde pública em todo solo nacional e é inadmissível que, considerando o quantitativo de vacinas recebidas pelo Estado de Pernambuco, haja qualquer descumprimento das normas estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização", diz o MPPE em nota.

O órgão ainda afirmou estar formatando uma recomendação para orientar os membros do estado nesse processo de fiscalização.

Casos em Jupi e São José do Egito

Em Jupi, no Agreste, um caso está sendo investigado pelo MPPE. Um fotógrafo recebeu a primeira dose da vacina sem pertencer a nenhum grupo prioritário.

Outro caso foi registrado em São José do Egito. O secretário de Saúde recebeu a primeira dose, alegando que estava fazendo isso para incentivar a população a se vacinar.