
Após várias pessoas sem ser do grupo prioritário se vacinarem contra a covid-19, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou irá fiscalizar a aplicação das doses em todos os municípios do Estado.
>>Empregados que não tomarem vacina da covid-19 podem ser demitidos? Especialista responde
O objetivo é de evitar desvios, para que pessoas não recebam o imunizante de forma indevida, sem pertencer aos grupos prioritários.
>>Vídeo de fotógrafo "furando fila" da vacina contra covid-19 em Jupi, Pernambuco, viraliza; SES pede investigação
Recomendação
O procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), Paulo Augusto de Freitas Oliveira, será o responsável por expedir a recomendação para que os membros do MPPE em todo o Estado fiscalizem e monitorem a vacinação nos municípios.
>>Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação contra covid-19
- Vacinas contra covid-19 começam a ser distribuídas para municípios de Pernambuco
- Covid-19: Aviões da FAB iniciam transporte de vacinas aos estados
- Covid-19: Vacinas começam a ser distribuídas e vacinação nacional é antecipada
- Após aprovação de vacinas contra covid-19, ministro da Saúde fala sobre vacinação no Brasil
- Governo adota medidas para combater comércio de vacinas contra a covid-19 falsas
- Covid-19: Avião que vai buscar vacinas na Índia decola nesta sexta
"Estamos vivenciando um caso de emergência em saúde pública em todo solo nacional e é inadmissível que, considerando o quantitativo de vacinas recebidas pelo Estado de Pernambuco, haja qualquer descumprimento das normas estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização, bem como pactuações locais. Estamos formatando uma recomendação que irá orientar os membros de todo o Estado nesse processo de fiscalização", diz o MPPE em nota.
Caso em Jupi
Em Jupi, no Agreste, um caso está sendo investigado pelo MPPE. Um fotógrafo recebeu a primeira dose da vacina sem pertencer a nenhum grupo prioritário. Outro caso foi registrado em São José do Egito. O secretário de Saúde recebeu a primeira dose, alegando que estava fazendo isso para incentivar a população a se vacinar.