COVID-19

Covid-19: Governo ameaça fechar parques em Pernambuco e secretário diz: 'não hesitaremos em tomar novas medidas restritivas'

Secretário André Longo criticou desrespeito às medidas sanitárias nos parques

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/01/2021 às 18:57 | Atualizado em 08/03/2023 às 8:42
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Durante uma coletiva de imprensa online na semana passada, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ameaçou fechar as praias de Pernambuco.

Nesta quarta-feira (20), a medida restritiva foi sugerida para os parques das cidades. Segundo ele, o fechamento dos parques é uma possibilidade analisada pelo comitê de enfrentamento à covid-19.

Isso porque houve um aumento de 5,3% nos pedidos de internação em leitos de terapia intensiva (UTI) voltados a casos suspeitos e confirmados da covid-19. De acordo com Longo, há 1 mil pacientes internados nas UTIs das redes pública e privada de Pernambuco.

"Sabemos da alta taxa de mortalidade desses pacientes graves. Atingimos, no fim de semana, a marca que nos entristece de 10 mil vidas perdidas para a covid-19. Precisamos reforçar as medidas de cuidado para evitar mais perdas de vidas no nosso estado", disse. 

SES pede rigidez de prefeituras na fiscalização

HEUDES RÉGIS/SEI
"Caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços de convivência (parques), e as prefeituras não sejam mais rigorosas na fiscalização, iremos avaliar o fechamento desses locais em todo o Estado", disse o secretário de Saúde de Pernambuco - HEUDES RÉGIS/SEI

O secretário estadual de Saúde ainda pediu rigidez das prefeituras na hora de fiscalizar os parques dos municípios. "Nos preocupou o que está sendo observado nos parques das cidades, onde o abandono do uso da máscara tornou-se quase que uma normalidade", disse.

Ele ainda advertiu, como fez em relação às praias, que caso o comportamento social nesses espaços não melhore, o comitê pode decidir pelo fechamento dos parques. "Não hesitaremos em tomar novas medidas restritivas na próxima semana", alertou.

Suspensão de eventos

Nesta quarta-feira (20), o Governo de Pernambuco também anunciou a suspensão de eventos sociais e corporativos em todo o estado.

A medida tem validade a partir do dia 25 de janeiro e terá prazo de 30 dias. Estão suspensos os eventos sociais e corporativos que podiam ser realizados, até então, com a capacidade de 150 pessoas", detalhou o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

São considerados eventos sociais festas de aniversário, casamentos, formaturas, batizados, e outros. No dia 6 de janeiro, o governo estadual havia anunciado a proibição de eventos com mais de 150 pessoas. Até aquele momento, eram permitidas até 300 pessoas.