AstraZeneca

Covid-19: após Índia liberar exportações de vacinas, Bolsonaro se pronuncia nas redes sociais

De acordo com o secretário de Relações Exteriores da Índia, primeira remessa de doses de vacina exportadas pelo país serão enviadas ao Brasil e Marrocos

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 21/01/2021 às 17:15 | Atualizado em 02/03/2023 às 9:11
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

Em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a decisão do governo da Índia em liberar a exportação de doses da vacina contra a covid-19.

O chefe do executivo também elogiou o trabalho do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, bem como de servidores do Itamaraty.

Na publicação, ele menciona uma notícia na qual o secretário de Relações Exteriores da Índia afirma que as primeiras remessas serão enviadas ainda nesta sexta-feira (22) ao Brasil e Marrocos.

"Meus cumprimentos ao Ministro Ernesto Araújo e servidores do Itamaraty pelo trabalho realizado", escreveu Bolsonaro.

Vacinas liberadas

À Reuters, o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, afirmou nesta quinta-feira (21) que as primeiras remessas de doses de vacinas contra a covid-19 seriam enviadas ao Brasil e Marrocos já na sexta (22).

"O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando por Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita", disse.

Embora sejam desenvolvidas pela farmacêutica britânica Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford, as primeiras doses da vacina contra a covid-19 esperadas pelo Brasil são produzidas no Instituto Serum da Índia.

A decisão do governo indiano suspender a exportação de doses até dar início a seu próprio programa de imunização no fim de semana passado, o que atrasou a entrega da vacina no Brasil.

Já no começa desta semana, a Índia enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

Doses

Em entrevista coletiva na segunda-feira (18), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que a conclusão da viagem para trazer o carregamento de doses importadas da Índia deveria ter uma solução ainda "nesta semana".

“Estamos contando com essas 2 milhões de doses para que a gente possa atender mais ainda a população”, informou Pazuello na ocasião.