
Confira como pagar o IPVA com desconto
O pagamento do IPVA é obrigatório - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil e do JC Online
Após as festividades de Ano Novo, chega o mês de janeiro e com ele, o pagamento de taxas e impostos, entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado.
O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.
Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única. Quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.
Em Pernambuco, este ano, o IPVA terá uma redução média de 3,50%, em relação ao que foi cobrado em 2020. O percentual é calculado conforme a variação de preços de mercado estipulada pela FIPE.
No caso dos automóveis, foi registrada uma queda de 5,27%, enquanto que os ônibus/micro-ônibus tiveram uma depreciação de 2,48 %.
O pagamento do IPVA pode ser feito de uma só vez, com desconto de 7% ou em três parcelas consecutivas (sem o desconto), com as datas de vencimento escalonadas de acordo com o final de placa. O vencimento da cota única ou da primeira parcela ocorre no dia 9 de fevereiro para os veículos com final de placa 1 e 2.
No estado, a legislação estadual prevê a aplicação de alíquotas que variam de 1% a 4%, conforme o previsto na Lei 10.849/1992.
Os carnês de pagamento começarão a ser enviados pelo Detran-PE aos proprietários a partir de janeiro e também poderão ser acessados no site do Detran-PE.
Para quem está precisando se organizar financeiramente neste início de ano, mas não tem como fugir dos boletos, uma boa dica é aproveitar os serviços das fintechs (empresa de tecnologia financeira) que possuem convênio com o Detran-PE para oferecer o serviço de parcelamento de débito a proprietários de veículos registrados, no Estado.
Quem quiser quitar o IPVA, e outras taxas veiculares, como multas e licenciamentos, em um maior número de parcelas, pode utilizar serviços terceirizados.
Um deles é o Mais Boletos, serviço oferecido pela fintech pernambucana Flexpag, uma das sete empresas credenciadas junto ao Detran. Com a solução, é possível usar cartões de crédito, de qualquer bandeira, para pagar débitos com o Detran e a Secretaria da Fazenda imediatamente.
O pagamento pode ser parcelado, em até 12 vezes.
Pelo serviço, a fintech cobra uma taxa, que equivale a um percentual do valor total do débito e é contabilizado mensalmente nas prestações. Essa taxa varia de acordo com a quantidade de parcelas. Quanto mais parcelas, menor os juros mensais. Caso não haja saldo suficiente em apenas um cartão, podem ser usados até três cartões diferentes.
Desde agosto do ano passado, a prova de vida também pode ser feita de forma digital, para alguns beneficiários do INSS
Ano promete observações inéditas de fenômenos astronômicos e muitas descobertas
Trabalhadores já podem sacar benefício nesta terça-feira (19)