Educação

IFPE 2021: Saiba como se inscrever gratuitamente para cursos técnicos

Em 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) não vai realizar vestibular

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 22/01/2021 às 11:39 | Atualizado em 22/02/2023 às 12:18
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Nesta quinta-feira (21), o processo de ingresso 2021.1 teve os detalhes divulgados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

O vestibular não será realizado por conta da pandemia de covid-19. Assim, todas as etapas da seleção serão realizadas pela internet.

Sem vestibular

Os candidatos do processo poderão utilizar as notas do Enem ou o histórico escolar para disputar as 4.830 vagas oferecidas nos 16 campi do Instituto. São 115 vagas a mais do que no ano de 2020.

A gratuidade da taxa de inscrição é outra novidade do processo. Diante de um momento delicado, a medida ajuda a reforçar o compromisso do Instituto com a sociedade.

Reserva de vagas

Das vagas oferecidas pelo IFPE, 60% são destinadas a estudantes que vieram da rede pública de ensino. Também haverá cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas.

Além disso, também haverá reserva de vagas para moradores da Zona Rural nos cursos com vocação agrícola.

Como se inscrever?

A inscrição deve ser realizada pela internet, no site da comissão de vestibulares e concursos do IFPE, a partir da segunda-feira (25) até 21 de fevereiro.

Durante o processo, o candidato deve preencher a pontuação obtida nas disciplinas solicitadas, assinalando se pretende concorrer por meio da análise do histórico escolar ou nota geral do Enem, no caso dos cursos superiores.

Também é preciso anexar documentos comprobatórios das notas, que não podem exceder o tamanho de 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

Cursos técnicos (histórico escolar)

Para os cursos técnicos, seja nas modalidades Integrado ou Subsequente, será levado em consideração o histórico escolar.

No caso do Integrado, as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental serão levadas em consideração. No caso do Subsequente, serão consideradas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

A medida tem como objetivo não prejudicar os estudantes no último ano de seus níveis que possam ter sido prejudicados pela paralisação das atividades de ensino na pandemia.

Cursos da área de música

Quem se candidatar aos cursos da área de música, seja superior ou técnico, também precisa passar por ume etapa adicional de performance, por meio da submissão de um vídeo no período de 22 a 23 de fevereiro.

Edital

Todas as informações com os detalhes sobre os documentos admitidos e necessários podem ser encontrados no edital do processo de ingresso 2021.1.

 

Cronograma

A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 15 de março. Os candidatos que forem admitidos devem realizar a matrícula a partir do dia 17 de março.

As datas de matrícula e do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido pelo candidato.

 

Serviço