COPA DO NORDESTE

Santa Cruz empata em 2x2 com o Itabaiana na estreia da pré-Copa do Nordeste

Com o placar empatado, o Santa Cruz precisa de uma vitória simples, no Arruda, para garantir vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 26/01/2021 às 23:29 | Atualizado em 19/01/2023 às 8:05
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Itabaiana e Santa Cruz empataram em 2x2 na estreia da temporada 2021, nesta terça-feira (26), no estádio Etelvino Mendonça, em Sergipe, pela primeira partida da pré-Copa do Nordeste.

Em uma partida bastante movimentada, os dois gols do Tricolor foram marcados por Victor Rangel (duas vezes), enquanto que Diego Bispo e Ila marcaram para o time sergipano.

Com o placar, agora, o Santa Cruz precisa de uma vitória simples na próxima terça-feira (02/02), em sua partida de volta, às 21h30, no Arruda, para garantir vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.

O jogo

Em frente a uma disputa que vale muito — pelo calendário e pelo lado financeiro — para o primeiro semestre do clube na temporada 2021, o Santa Cruz entrou em campo focado em uma vitória fora de casa.

Assim, o Tricolor buscava levar a vantagem do empate para o segundo duelo entre a equipe e o Itabaiana. No entanto, o time sergipano começou a partida mostrando bastante disposição.

Prova disso foi que, logo aos nove minutos, depois da cobrança de escanteio de Téssio, o atacante Thiago Santos subiu mais que os defensores do Tricolor.

Ele chegou a testar de cima para baixo, com a bola quicando, ganhando altura e direção para o ângulo... Mas Luiz Fernando agilmente saltou para mandar a bola pela linha de fundo e salvar o Santa Cruz.

O péssimo gramado do estádio Etelvino Mendonça trouxe ainda bastante dificuldade para o Tricolor. Como a bola quicava bastante, a opção era buscar levar perigo por cima, mas o time não conseguia encaixar uma trama nas bolas alçadas.

O Itabaiana, por outro lado, tinha mais sucesso nas investidas pelo alto e, vez ou outra, obrigava o goleiro Luiz Fernando a trabalhar.

Mesmo com a familiaridade dos donos da casa com as condições do gramado, foi o Santa que abriu o placar da partida.

Aos 30 minutos, após triangulação entre Didira, Paulinho e Victor Rangel, o atacante coral recebeu passe já ajeitando para o chute e acertou uma bomba de fora da área para vencer o goleiro Remerson: 1x0.

No segundo tempo, o Itabaiana mostrou que estava decidido a mudar o rumo da partida e não permitir que o Santa Cruz voltasse para o Recife com a vantagem para o segundo duelo.

Com menos de dez minutos na segunda etapa do jogo, a equipe sergipana já tinha conseguido a virada e empatou a disputa.

Aos três minutos, Téssio bateu escanteio na cabeça de Diego Bispo, que só teve o trabalho de desviar para trazer o empate: 1x1.

Não levou muito tempo para que o Itabaiana conseguisse a virada. Aos nove, novamente em bola levantada na área, Bileu afasta mal de cabeça e dá de presente para Ila marcar de dentro da área, com Luiz Fernando não tendo o que fazer: 2x1.

A virada não abalou o Santa Cruz. Muito pelo contrário, acabou despertando o espírito de motivação para superar o placar a favor do Itabaiana.

Aos 12 minutos, o meia Chiquinho cobrou falta de média distância e mandou direto, tentando surpreender o goleiro Remerson, que estava esperto e defendeu. Escanteio para o Santa Cruz.

Aos 18, foi a vez do prata da casa André arriscar um chute à distância, com força, e mais uma vez levando o arqueiro do Itabaiana a mandar a bola pela linha de fundo.

Acuado com a imposição do Tricolor, os sergipanos se defendiam como podiam. O gol de empate era questão de tempo. E não houve demora.

Aos 22 minutos, Chiquinho cruzou no capricho para Victor Rangel se antecipar da marcação e desviar de cabeça para empatar novamente: 2x2.

A blitz coral era intensa e por muito pouco a partida não teve uma nova virada. Aos 28, Chiquinho bate escanteio fechado, com curva, a bola resvala na cabeça de Levi e vai contra o próprio patrimônio.

Para a sorte do time sergipano, o goleiro Remerson estava atento e, no reflexo, conseguiu evitar o terceiro gol do Santa Cruz.

Ainda houve reação do Itabaiana, que construiu uma excelente oportunidade. Aos 38, Thiago Santos recebe um lançamento longo, domina no peito e parte pra cima de William Alves.

Ele ganha na velocidade e, da entrada da área, chuta cruzado. Não houve desempate porque Luiz Fernando desviou a bola com a ponta dos dedos.

Nos minutos finais, os donos da casa resolveram pressionar e o lateral-direito Grafite soltou um torpedo de longa distância, Luiz Fernando deslizou na bola, que explodiu no travessão. Quase foi o terceiro gol do time sergipano.

Apesar das investidas, o placar se manteve em igualdade e, dessa forma, o Santa Cruz precisa de uma vitória simples, no Arruda, para se classificar à fase de grupos da Copa do Nordeste.

Ficha do jogo

Itabaiana

Remerson; Grafite, Diego Bispo, Hugo e Paulinho; Jacobina, Levi (Batata) e Harrisson (Pedro Henrique); Téssio (Rafael Cruz), Ila e Thiago Santos.

  • Técnico: Maurílio Silva.

Santa Cruz

Luiz Fernando; Totty, William Alves, Célio Santos e Leonan; Bileu (André), Paulinho (Tinga) e Didira; Chiquinho (Augusto Potiguar), Victor Rangel e Pipico (Lourenço).

  • Técnico: Marcelo Martelotte.

Geral

  • Local: estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana (SE).
  • Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL).
  • Assistentes: Pedro Jorge dos Santos de Araújo (RJ) e Maria de Fátima Mendonça da Trindade (Ambos de AL).
  • Gols: Victor Rangel, aos 30 minutos do 1º tempo. Diego Bispo, aos três; Ila, aos nove; Victor Rangel, aos 22 do 2º tempo.
  • Cartões amarelos: Ila, Thiago Santos (ITA) e Victor Rangel (STC).