Revisão

Auxílio Emergencial: após fim do calendário, 196 mil recebem nesta quinta (28)

O Auxílio Emergencial do governo federal ultrapassou o número de 68 milhões de cidadãos que podem receber a ajuda financeira

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 28/01/2021 às 7:09 | Atualizado em 09/01/2023 às 10:48
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Cerca de 196 mil pessoas devem receber nesta quinta-feira (28) um novo lote de R$ 248,6 milhões em repasses do Auxílio Emergencial do governo federal.

Para esse pagamento, não existe um calendário de acordo com o mês de nascimento. Todos os beneficiários vão receber todas as parcelas a que têm direito de uma vez só.

Parcelas

O governo federal depositará os recursos na Conta Poupança Social Digital da Caixa do beneficiário. Os valores já estarão disponíveis tanto para movimentação quanto para saques e transferências.

O novo lote do Auxílio Emergencial já está disponível tanto para transferências e pagamentos quanto para saques.

  • Entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que vão receber a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do Auxílio Emergencial.
  • Aproximadamente outras 40,9 mil pessoas vão receber as três últimas parcelas.
  • Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil brasileiros, terá direito à quarta e à quinta parcelas.
  • Por fim, 78,3 mil vão receber somente a quinta parcela.

Quem vai receber?

O grupo beneficiado inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício na plataforma da Dataprev entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020.

Também recebem outras 5 mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021.

"Ao longo dos meses, o Governo Federal realizou uma série de cruzamentos de diferentes bases de dados para verificar a elegibilidade dos cidadãos ao Auxílio Emergencial", disse o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

 

Fim do calendário oficial

calendário oficial do Auxílio Emergencial, divulgado pela Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cidadania, se encerrou nesta quarta-feira (27).

Mesmo chegando ao pagamento da última parcela, sem anúncio algum do governo federal sobre uma nova prorrogação, alguns beneficiários continuaram recebendo e sacando o auxílio emergencial.