HOMENAGEM

Náutico homenageia Instituto JCPM, estampa marca no uniforme e reforça compromisso social

Presidente do Náutico, Edno Melo, enalteceu as ações voltadas para a sociedade prestadas pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/01/2021 às 23:42 | Atualizado em 19/12/2022 às 14:03
Caio Falcão/ Náutico
FOTO: Caio Falcão/ Náutico

Nesta sexta-feira (29), o Náutico entrou em campo contra o CSA na última partida da temporada 2020 com a marca do Instituto JCPM estampada no uniforme.

contra o CSA, nesta sexta-feira (29), nos Aflitos, pela 38ª rodada da Série B, com a marca do Instituto JCPM estampada no uniforme alvirrubro. A atitude foi uma maneira de homenagear o órgão que além de atuar no compromisso social, também valoriza o desenvolvimento da Juventude das comunidades.

Sobre a homenagem ao Instituto JCPM, o presidente do Náutico, Edno Melo, frisou a preocupação da gestão com responsabilidade.

"Mais que a marca do Instituto JCPM, a nossa camisa traz hoje o recado de sempre ajudar o próximo. Você observa que o Instituto JCPM está há 13 anos promovendo inclusão, levantando oportunidades, ações de suma importância para nossa sociedade e que o Náutico não poderia nunca estar contra isso. Temos o prazer de apoiar e divulgar esse time de ação", declarou.

Instituto JCPM

Em 2007, o Grupo JCPM deu início ao Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, que busca elevar o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos.

Nas unidades do Instituto são ofertados programas de qualificação profissional, aperfeiçoamentos, cursos pré-universitários, oficinas culturais, de inglês e na área de tecnologia.

O Instituto JCPM também realiza ações voltadas para as comunidades localizadas no entorno de seus empreendimentos.

Cursos gratuitos

Para ter acesso aos cursos gratuitos é necessário ser egresso ou estar cursando o ensino médio em uma escola pública, além de residir em comunidades próximas às unidades do IJCPM.

Hoje, as atividades do Instituto, que iniciaram no Recife, estão em mais três Estados além de Pernambuco: Sergipe, Ceará e Bahia, totalizando seis unidades

 

Pré-universitário

No Recife, um dos cursos mais concorridos é o Pré-universitário. Todos os anos, 70 jovens dessas comunidades são selecionados para o programa preparatório para o ENEM, realizado no turno da noite.

Uma metodologia própria de ensino foi criada em 2016 com a equipe do Direto ao Ponto, responsável por toda programação das aulas.

O curso conta com uma plataforma educacional online, com conteúdo customizado e voltado a estimular o estudo mesmo fora do horário das aulas. Além disso, também são realizados programas de mentoria com os jovens.

Ações com a comunidade

A equipe social do IJCPM, junto aos jovens participantes dos cursos, também realiza ações com a comunidade.

Entre as atividades estão a leitura para crianças em creches, reforma de praças, palestras e cursos para desenvolvimento de pequenos empreendimentos comerciais, e aulas de ginástica para a terceira idade, feita em parceria com o RioMar e com a Academia Companhia Athletica.