LEITE MATERNO

Banco de leite do Imip pede doações; saiba como ajudar

Banco de leite do Imip está com baixo estoque

Banco de leite do Imip pede doações; saiba como ajudar

Aleitamento materno protege a criança e a mãe - Foto: Elza Fiúza / Arquivo / Agência Brasil

A pandemia da covid-19 potencializou a queda no estoque do banco de leite do Imip. Os meses de dezembro e janeiro costumam ter uma redução no estoque de leite do serviço, no entanto, o momento atual agravou a situação. 

Centro de Referência para o Ministério da Saúde, o banco de leite do Imip beneficia cerca de 120 recém-nascidos, prematuros, internados na UTI Neonatal da Instituição. Para atender essa demanda são necessários cerca de 400 litros de leite por mês, no entanto, a coleta do último mês de dezembro somou menos de 220 litros. “Em dezembro de 2020 houve uma queda de 33,6% nas doações, comparando com o mesmo mês de 2019”, comentou a coordenadora do serviço, Vilneide Braga.

 

>> Saiba como doar leite materno durante a pandemia do coronavírus em Pernambuco

>> Campanha Agosto dourado: mães com covid-19 devem continuar amamentando

 

A coordenadora do banco de leite do Imip ainda reforça que a doação de leite deve ser mantida, mesmo com a pandemia. “Se essa mulher tiver muito leite, e estiver sadia, é muito importante que ela mantenha a doação de leite humano da mesma forma que vinha fazendo. Caso ela esteja com uma gripe comum, qualquer doença, ou até a Covid-19, a doação deverá ser interrompida (...) A gente apela para que as mães sadias continuem doando leite humano para o Banco de Leite do IMIP, pois estamos com baixo estoque”, explicou.

Doação de frascos 

Além das doações de leite humano, as pessoas que desejam ajudar, mas não são mães lactantes, podem fazer doação de frascos para o armazenamento. O frasco apropriado para doação deve ser de vidro de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São necessários cerca de 150 frascos por dia, segundo a equipe do setor.

Serviço 

A Instituição continua com opção de retirada do leite materno nas casas das doadoras da Região Metropolitana do Recife. Para tirar dúvidas, basta ligar para o Banco de Leite do IMIP através dos telefones 2122-4719 ou 2122-4103.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.