PANDEMIA

Carnaval 2021: após alterações por causa da pandemia, veja o que abre e o que fecha

Vários estados e municípios cancelaram o ponto facultativo do carnaval, por causa da pandemia de covid-19 (novo coronavírus)

Carnaval 2021: após alterações por causa da pandemia, veja o que abre e o que fecha

Governo de Pernambuco cancelou o ponto facultativo no carnaval 2021 - Foto: Flávio Lima/TV Jornal Interior

Matéria em atualização

O Carnaval 2021 será diferente de todos os anos anteriores, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com o cancelamento do ponto facultativo do carnaval, em estados e municípios, o funcionamento de comércio, órgãos e repartições públicas será diferente do que se costuma ter, no período de momo.

>> Confira o clipe da TV Jornal para o Carnaval 2021

>> Carnaval 2021: Live da TV Jornal levará folia às casas dos pernambucanos

Bares, restaurantes e ambulantes

Para evitar aglomerações e desrespeito às restrições impostas pela pandemia da covid-19, o Governo de Pernambuco resolveu proibir o funcionamento de bares, restaurantes e comércios ambulantes no Sítio Histórico de Olinda e no bairro do Recife, no fim de semana do Carnaval 2021.

O anúncio foi feito na quarta-feira (10), pelo governador Paulo Câmara, em um vídeo divulgado no Instagram do socialista. “Essa medida vai nos ajudar a evitar aglomerações nesses locais, que são tradicionalmente focos de folia, no período de momo. O momento continua exigindo muita responsabilidade, por parte de todos nós”, disse.

 

>> Prefeitura do Recife anuncia auxílio emergencial de Carnaval; veja quem tem direito e como será

>> Carnaval 2021: Prefeitura de Olinda também anuncia auxílio emergencial; saiba mais

>> Ambev promete pagar auxílio de R$ 255 para ambulantes prejudicados pela suspensão do carnaval; saiba como receber

 

Repartições públicas estaduais

Durante coletiva online do Governo sobre a covid-19 no Estado, em 28 de janeiro, foi anunciado que o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, na segunda e terça de Carnaval, foi cancelado este ano, em Pernambuco.

>> Governo decide sobre feriado de Carnaval em Pernambuco

>> Carnaval 2021 em Pernambuco: "Feriado está suspenso", afirma secretário

 

Repartições públicas municipais

Cabo de Santo Agostinho

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai seguir o Governo do Estado e o ponto facultativo está suspenso no município, com repartições públicas funcionando normalmente.

>> Estado de São Paulo também cancela ponto facultativo no carnaval 2021

>> Vai ter que cancelar hospedagem no Carnaval? Procon Pernambuco orienta

 

Caruaru

Em consonância com a decisão do Governo de Pernambuco, em suspender o ponto facultativo para os servidores públicos nos dias do Carnaval de 2021, a Prefeitura de Caruaru publicou decreto no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (1), adotando a mesma medida.

Desta forma, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021, não haverá ponto facultativo para os festejos carnavalescos, sendo normal o expediente no serviço público municipal, observadas todas as regras estabelecidas nos decretos vigentes sobre o funcionamento da administração pública municipal.

O decreto também suspende, em todo o município, quaisquer festas ou eventos de pré-Carnaval e Carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou privada. A decisão reforça a necessidade da população respeitar os protocolos sanitários, a fim de não provocar possíveis aglomerações durante o tradicional feriado no período momesco.

 

Petrolina

De acordo com decreto municipal, publicado no Diário Oficial da quinta-feira (28), Petrolina foi uma das primeiras cidades do Estado a divulgar seu posicionamento, decidindo manter o ponto facultativo, nos dias de Carnaval.

Desta forma, na segunda-feira (15), terça-feira (16) e quarta-feira (17), até as 14h, apenas os serviços públicos essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segurança e serviços de limpeza pública estarão funcionando.

Garanhuns

Também no Agreste de Pernambuco, Garanhuns optou por seguir o posicionamento do governo estadual, suspendendo o ponto facultativo na cidade.

Além das repartições municipais e estaduais, o comércio da cidade também funcionará normalmente, de acordo com decisão tomada após reuniões com representantes do setor.

Nazaré da Mata

Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, afirmou que vai seguir a determinação do Governo de Pernambuco e irá abrir repartições públicas e comércio, na segunda e terça de Carnaval.

Bezerros

Já Bezerros, no Agreste, optou por manter o ponto facultativo, nos dois dias. De acordo com o município, apesar do cancelamento das festividades carnavalescas em Pernambuco, este ano, a cidade manterá o feriado como parte da tradição cultural e afetiva da população.

Riacho das Almas

A Prefeitura de Riacho das Almas também decretou a suspensão do ponto facultativo para os servidores públicos, nos dias de carnaval deste ano. O governo municipal publicou o decreto 05/2021, que estabelece o funcionamento normal em suas repartições, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021.

O decreto também assegura a normal realização da tradicional feira livre da segunda-feira, dia 15. A decisão reforça a necessidade de a população respeitar os protocolos sanitários, a fim de não provocar possíveis aglomerações durante o período momesco.

Comércio e Shoppings

Paulista North Way Shopping

Nos dias 13, 15 e 16, o Paulista North Way Shopping funcionará das 09h às 21h. Já nos dias 14 e 17, funcionará das 12h às 21h. Apenas o cinema funcionará, dentro desses horários, conforme a programação.

Shopping RioMar

  • Sábado (13), segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) o Shopping RioMar funcionará das 10h às 22h
  • No domingo (14) funcionará das 12h às 21h

Shopping Recife

  • Sábado (13), segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) o Shopping Recife funcionará das 10h às 22h
  • No domingo (14) funcionará das 12h às 21h

Shopping Boa Vista

  • Sábado (13), segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) o Shopping Boa Vista funcionará das 09h às 21h
  • No domingo de Carnaval (14) funcionará em horário reduzido, das 11h às 19h

Camará Shopping

O Camará Shopping, de Camaragibe, vai funcionar em horário normal durante o Carnaval 2021 devido à suspensão do feriado.

  • Sábado (13), segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) o Camará Shopping funcionará das 10h às 22h
  • No domingo, lojas operam somente das 13h às 21h, enquanto a praça e quiosques de alimentação abrem no intervalo das 12h às 22h

Shopping Costa Dourada

  • Sábado (13), segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17): todas as lojas operam normalmente das 10h às 22h e o supermercado Arco-vita abre das 8h às 22h
  • No domingo (14), operações funcionam a partir das 12h até as 20h, e o Arco-vita das 08h às 20h

Shopping Guararapes

  • Sábado (13), segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17): das 10h às 22h
  • Domingo (14): das 12h às 21h
  • Funcionamento do Cinema será de acordo com a programação no site www.shoppingguararapes.com.br.

Shopping Patteo Olinda

  • Sábado (13): das 10h às 20h
  • Domingo (14): 12h às 21h
  • Segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17): 10h às 22h

Bancos

A Resolução nº 2.932 do Banco Central do Brasil definiu que nos dias 15 e 16/2 (segunda e terça-feira de Carnaval) não haverá expediente ao público.

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 17/2, pode ser estabelecido horário especial de funcionamento, desde que garantido o período mínimo de duas horas de atendimento ao público. O expediente será iniciado às 12h, como de costume nos outros anos.

>> Vai ter aula nas escolas de Pernambuco durante o Carnaval?

Ferreira Costa

  • Imbiribeira e Tamarineira - Sábado das 08h às 21h / Domingo das 09h às 18h /Segunda a quarta das 08h às 21h.
  • Garanhuns - Sábado das 08h às 15h / Domingo loja fechada /Segunda à quarta das 08h às 18h.

Escolas particulares

Não há ainda definição se haverá ou não aulas nas escolas particulares, em Pernambuco, durante o Carnaval. Donos de escolas e professores estão negociando para decidir se os colégios vão abrir nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, datas em que haveria a Folia de Momo.

"Na nossa assembleia, 97% dos donos de escola votaram pela abertura das escolas durante o Carnaval. Estamos ainda num período de contingência, um momento de excepcionalidade clara por causa da pandemia. Além disso, os feriados deixaram de existir. Por isso é importante que as escolas funcionem. Mas estamos negociando com o sindicato dos professores", explica o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

Ele destaca ainda que a maioria das famílias que optou pelo ensino presencial terá que trabalhar, portanto a necessidade de as unidades de ensino estarem abertas nesses dias. A rede privada de ensino no Estado tem cerca de 400 mil alunos e 2.400 escolas.

Escolas estaduais

Nas escolas estaduais, segundo a Secretaria Estadual de Educação, o expediente será normal. Haverá, portanto, aulas para os quase 575 mil estudantes da rede estadual.

Escolas municipais

Recife

As escolas municipais de Recife estarão fechadas, porque alunos e professores estão de férias, neste mês de fevereiro. O ano letivo começará em 4 de março.

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o período de Momo também será de férias. Lá, o ano escolar começará em 9 de março. Jaboatão deu dois meses de férias, janeiro e fevereiro, na rede municipal.

Olinda

Em Olinda o ano letivo tem início na quarta-feira (3), mas apenas com atividades para os professores e equipes pedagógicas.

Estudantes terão aulas a partir de 18 de fevereiro, portanto, após o Carnaval. Nos dias de folia não haverá programação para os docentes.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.