Alerta

Golpe: Receita Federal faz alerta sobre e-mail falso circulando

A mensagem alega problemas relacionados ao CPF de contribuintes, mas não deve ser aberta

Governo Federal
Governo Federal
Publicado em 02/02/2021 às 12:26
Agência Brasil / EBC
FOTO: Agência Brasil / EBC

A Receita Federal informou que, nos últimos dias, contribuintes relataram ter recebido um e-mail utilizando, de forma ilegal, o nome da Receita Federal.

>> Criminosos usam vacinação contra covid-19 para aplicar golpes; entenda

Mensagem

A mensagem alega que, com base em análise da entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa, foram encontrados problemas relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A mensagem afirma ainda que os problemas devem ser regularizados com urgência, sob pena de suspensão do CPF e aplicação de multa.

>> Verifique sua situação cadastral no CPF

>> Polícia Federal alerta para golpe na instalação do Pix

>> QR Code: confira cuidados importantes para evitar golpes

>> Anvisa alerta para venda de vacinas falsas contra covid-19

Tentativa de golpe

A Receita Federal alerta para que, aqueles contribuintes que receberam esse e-mail, não o respondam nem cliquem nos links que constam na mensagem. Trata-se de uma tentativa de golpe utilizando o nome da instituição.

A Receita Federal ressalta ainda que não autoriza outra instituição a enviar e-mails em nome dela. O órgão esclarece também que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador da pessoa. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar os mais diversos tipos de fraudes.