aulas

Carnaval 2021: vai ter aula nas escolas de Pernambuco?

Após o Governo de Pernambuco cancelar o ponto facultativo, no Carnaval 2021, pais e alunos querem saber se haverá aula nas escolas

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/02/2021 às 12:21 | Atualizado em 27/02/2023 às 10:26
Bruno Campos/Tv Jornal
FOTO: Bruno Campos/Tv Jornal

Uma das dúvidas sobre o Carnaval 2021, que será diferente, por causa da pandemia da covid-19, é se haverá aula nas escolas.

O Carnaval 2021 não será mais ponto facultativo, segundo divulgou o Governo de Pernambuco, confirmando o funcionamento normal das repartições estaduais na segunda (15) e terça-feira (16). 

As escolas terão aula no Carnaval?

Não há ainda definição se haverá ou não aulas nas escolas particulares, em Pernambuco, durante o Carnaval. Donos de escolas e professores estão negociando para decidir se os colégios vão abrir nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, datas em que haveria a Folia de Momo.

"Na nossa assembleia, 97% dos donos de escola votaram pela abertura das escolas durante o Carnaval", explica o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

"Estamos ainda num período de contingência, um momento de excepcionalidade clara por causa da pandemia. Além disso, os feriados deixaram de existir. Por isso é importante que as escolas funcionem. Mas estamos negociando com o sindicato dos professores", conclui.

Ele destaca ainda que a maioria das famílias que optou pelo ensino presencial terá que trabalhar, portanto a necessidade de as unidades de ensino estarem abertas nesses dias. A rede privada de ensino no Estado tem cerca de 400 mil alunos e 2.400 escolas.

Nas escolas estaduais, segundo a Secretaria Estadual de Educação, o expediente será normal. Haverá, portanto, aulas para os quase 575 mil estudantes da rede estadual.

As escolas municipais de Recife estarão fechadas, porque alunos e professores estão de férias, neste mês de fevereiro. O ano letivo começará em 4 de março.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o período de Momo também será de férias. Lá, o ano escolar começará em 9 de março. Jaboatão deu dois meses de férias, janeiro e fevereiro, na rede municipal.

Em Olinda o ano letivo tem início nesta quarta-feira (3), mas apenas com atividades para os professores e equipes pedagógicas.

Estudantes terão aulas a partir de 18 de fevereiro, portanto, após o Carnaval. Nos dias de folia não haverá programação para os docentes.