auxílio

Novo auxílio emergencial: Pacheco e Guedes querem benefício em troca de pauta fiscal

Presidente do Senado disse que o Congresso dará andamento a uma agenda de reformas fiscais; em troca, Pacheco quer a dedicação do ministério na elaboração de um novo auxílio emergencial

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/02/2021 às 16:20 | Atualizado em 06/02/2023 às 10:14
Marcos Brandão/Senado Federal
FOTO: Marcos Brandão/Senado Federal

com informações da Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reuniu na noite da última quinta-feira (4) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para estabelecer os termos da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo na pauta econômica.

Pacheco disse que o Congresso dará andamento a uma agenda de reformas fiscais, e, em troca, quer a dedicação do ministério na elaboração de um novo auxílio emergencial.

Segundo Pacheco, o auxílio emergencial garantido durante parte do ano de 2020 foi uma iniciativa essencial para ajudar a população mais pobre e movimentar a economia. Ele destacou que essa medida não pode ser abandonada.

O presidente do Senado e o ministro da economia, Paulo Guedes, concordaram também que a vacinação contra a covid-19 deve ser uma prioridade absoluta, tanto para preservar vidas de forma imediata quanto para agilizar o retorno da geração de empregos e oportunidades.

Reformas fiscais

Pacheco assegurou que o Congresso vai priorizar um novo protocolo fiscal para o país, que inclui a aprovação de três propostas de emenda à Constituição (PECs) elaboradas pelo governo.

Entre elas, a PEC Emergencial (186/2019), com medidas para a contenção de despesas públicas; a PEC dos fundos (187/2019), que libera recursos parados em fundos constitucionais; e a PEC do Pacto Federativo (188/2019), que redefine relações financeiras entre os entes da Federação.

Para o ministro Paulo Guedes, essas medidas farão com que seja possível discutir um novo programa de renda, que, segundo ele, seria direcionado aos beneficiários do auxílio emergencial que não recebem o Bolsa Família.