covid-19

Sintomas raros de covid-19 confundem pacientes, que não percebem estar infectados

Alguns sintomas de covid-19 se assemelham a outros problemas de saúde, o que faz os infectados não perceberem que estão com o novo coronavírus

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 08/02/2021 às 11:09 | Atualizado em 31/01/2023 às 10:02
Jailton Júnior/TV Jornal
FOTO: Jailton Júnior/TV Jornal

Perda do olfato, do paladar, dores de cabeça, tosse, coriza e congestão nasal são sintomas que atingem 90% dos pacientes de Covid-19, mas não são os únicos.

Outros, mais raros, podem virar um problema, porque, ao desenvolvê-los, muitas pessoas continuam circulando, sem saber que estão infectadas pelo coronavírus e transmitindo a doença.

Covid-19 pode parecer outro problema

O estudante de direito Caio Capelini é um dos infectados que tiveram uma forma atípica da doença, ou sintomatologia não respiratória. "Eu comecei com a diarreia e aí, no dia seguinte, eu tive uma ânsia de vômito", relata.

Dessa maneira, ele só descobriu que se tratava de Covid-19, quatro dias após começar a passar mal, quando sentiu uma dor de cabeça.

Sintomas raros de covid-19

No grupo de sintomas raros de infecção pelo novo coronavírus, existem alguns mais graves, que podem resultar até em infarto e AVC.

Pacientes já relataram também manchas e erupções na pele, conjuntivite e problemas semelhantes aos da dengue e da leptospirose, como dores por todo o corpo, perda de apetite e prostração.

Segundo o médico Alexandra Naime, chefe de infctologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP), mesmo se um paciente não apresentar reações mais conhecidas, a Covid-19 não deve ser descartada.

Em suas palavras, ela "pode acometer o sistema gastrointestinal, o sistema neurológico, o sistema cardiovascular, e assim por diante".