auxílio

Definições sobre auxílio emergencial ou novo benefício devem sair após o carnaval; veja o que se sabe até agora

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, declarou que aprovação de novo auxílio emergencial é urgente; definições devem ser feitas após o Carnaval

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/02/2021 às 11:54 | Atualizado em 28/12/2022 às 9:06
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A discussão sobre a prorrogação ou criação de um novo auxílio emergencial está se aprofundando, no Governo.

O presidente Jair Bolsonaro já chegou até a anunciar uma previsão para o início do pagamento do auxílio emergencial, em 2021.

No Congresso, parlamentares confirmam que, depois do Carnaval, o Planalto deve encaminhar o texto com a proposta para a retomada do pagamento das parcelas.

Ministro da Economia sobre o retorno do Auxílio Emergencial

Na semana passada, Guedes recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Segundo ele, as discussões para a recriação do auxílio emergencial estão "bastante avançadas", mas qualquer definição só deverá sair depois do carnaval.

O ministro, no entanto, adiantou que qualquer solução deverá passar pela aprovação da PEC do Orçamento de Guerra.

Ajuste fiscal para viabilizar o novo Auxílio Emergencial

O senador Rodrigo Pacheco comentou a possibilidade de vinculação da liberação do auxílio emergencial com a aprovação de propostas de emenda à Constituição (PECs) para ajuste fiscal, como sinalizou o Executivo.

"Eu continuo com a mesma percepção de que são coisas independentes, porém igualmente importantes. As PECs estabelecem um protocolo fiscal, uma sinalização de responsabilidade fiscal no Brasil", explicou.

"É, obviamente, uma prioridade do Senado, deve ser também da Câmara dos Deputados. Essa é uma realidade, e nós não vamos fugir dela", avaliou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, nessa quinta-feira (11), que a equipe econômica tem que encontrar uma "solução alternativa" para o auxílio emergencial.

Lira tem defendido o retorno do auxílio, aprovado pelo Congresso em março de 2020 e pago pelo governo de abril a dezembro, como uma das medidas de enfrentamento à crise gerada pela pandemia de covid-19.