auxílio

Presidente da Câmara dos Deputados fala sobre possibilidade de substituir auxílio emergencial por novo programa

O governo discute a prorrogação do auxílio emergencial ou a criação de um novo benefício

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/02/2021 às 11:19 | Atualizado em 28/12/2022 às 11:09
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, nessa quinta-feira (11), que a equipe econômica tem que encontrar uma "solução alternativa" para o auxílio emergencial.

Lira tem defendido o retorno do auxílio, aprovado pelo Congresso em março de 2020 e pago pelo governo de abril a dezembro, como uma das medidas de enfrentamento à crise gerada pela pandemia de covid-19.

"Urge que o ministro [da Economia, Paulo] Guedes nos dê, com sensibilidade do governo, uma alternativa viável dentro dos parâmetros da economia, como ele pensa e como a sociedade deseja", disse o presidente da Câmara.

"A situação está ficando crítica para a população e a gente tem que encontrar uma alternativa", analisou.

Segundo Lira, o pagamento de novas parcelas do auxílio não precisa depender da aprovação de projetos defendidos pelo governo, como as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) Emergencial e do Pacto Federativo, que tratam de medidas de equilíbrio fiscal.

Lira disse que ainda não tratou com Guedes sobre a retomada do pagamento, qual o valor das parcelas ou de onde sairão os recursos.

Ele lembrou que o Orçamento de 2021, enviado pelo governo ao Congresso Nacional, ainda não foi votado. A proposta orçamentária não prevê o pagamento do auxílio emergencial.