CARNAVAL

No ano do centenário, Cariri Olindense não sairá nas ruas durante Carnaval

Por causa da pandemia de covid-19, a celebração do centenário do Cariri Olindense será sem folião, sem casa e sede cheias e sem orquestras nas ruas.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 15/02/2021 às 20:00 | Atualizado em 15/12/2022 às 7:34
Foto Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto Bobby Fabisak/JC Imagem

A troça Cariri Olindense completa o seu centenário em 2021. Este ano, a celebração do centenário será sem foliões, sem casa e sede cheias e sem orquestras nas ruas.

A diretoria precisou mudar os planos, porque cancelar a simbologia dos cem anos estava fora de cogitação.

A festa precisa ser diferente por causa da pandemia, mas o amor pela agremiação, permanece igual. Uma programação foi pensada especialmente para marcar a data histórica

Covid-19 e o Cariri Olindense

Filho e neto dos fundadores da troça, Romildo Canuto, atual diretor conselheiro, se emociona ao lembrar a história do Cariri.

Sem Carnaval, as ladeiras estarão vazias. O frevo não vai poder arrastar as multidões. Tudo vai precisar ser via redes sociais e esse fato é inédito.

Fundada em 1921, essa é a primeira vez que a troça Cariri Olindense não desfila, desde que o carnaval virou tradição popular. Esse cenário histórico, por causa da pandemia, está sendo registrado para posteridade.

O cineasta Helder Lopes está registrando os desafios da troça em comemorar os 100 anos sem Carnaval, em meio à crise sanitária, desde setembro de 2020.

Essa história que se confunde com a história da cultura de Pernambuco, está sendo contada e transformada em um documentário que precisa ser custeado por um financiamento coletivo.

Mas mesmo com a comemoração do centenário acontecendo praticamente dentro dos celulares e computadores, o amor pelo Carnaval e pelo Cariri continua no coração dos foliões.