covid-19

Morre primeira socorrista do Samu Recife por complicações da covid-19

Técnica de enfermagem lutava contra sequelas deixadas pela doença há cerca de 9 meses

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/02/2021 às 14:25 | Atualizado em 06/12/2022 às 10:48
Andréa Rêgo Barros/ PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/ PCR

A técnica de enfermagem Liliane Quitéria dos Santos, de 48 anos, é a primeira vítima fatal da Covid-19 entre os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife.

Ela foi a óbito na manhã desta segunda-feira (15), no Hospital do Tricentenário, em Olinda. Ela lutava contra as sequelas deixadas pela Covid-19 há cerca de nove meses.

Em maio de 2020, momento em que a capital pernambucana vivenciada o pico da pandemia, Liliane apresentou os primeiros sintomas da doença, iniciada com um quadro de encefalite viral, a chamada infecção direta do cérebro causada pelo vírus.

"Naquela ocasião, ela procurou o Hospital Correia Picanço (bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife). Logo em seguida, desenvolveu um AVC hemorrágico e foi para o Hospital da Restauração (área central da cidade), onde operou e drenou o hematoma", detalhou o médico Leonardo Gomes, coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife.

"Depois foi para o Alfa (referência no tratamento da covid-19) e recentemente, já com PCR para coronavírus negativo há cerca de seis meses, foi encaminhada para o Tricentenário, onde a família teve a possibilidade de ficar mais próxima dela. Estamos todos em luto", relatou em entrevista ao Jornal do Commercio.