novo auxílio emergencial

Proposta que permite NOVO AUXÍLIO EMERGENCIAL já está pronta; entenda o que falta

O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), falou sobre o retorno do auxílio emergencial em 2021

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 17/02/2021 às 9:48 | Atualizado em 01/12/2022 às 12:30
Welligton Lima/JC Imagem
FOTO: Welligton Lima/JC Imagem

O deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do Governo na Câmara, falou sobre o retorno do auxílio emergencial em 2021. Já existe uma proposta que permitirá os gastos com o benefício, segundo Barros.

O deputado contou que já existe uma proposta para a PEC do Pacto Federativo, que viabiliza uma contrapartida para os gastos com o auxílio emergencial. Mas ainda é preciso construir um consenso em torno do texto.

Ricardo Barros explica que só ter a maioria não basta, mas é preciso unanimidade.

"Esse é um desafio, na verdade, porque a base do texto nós já temos: é a PEC Emergencial e a PEC do Pacto Federativo. Havendo um entendimento, nós aprovaríamos em até duas semanas", explicou.

Novo auxílio emergencial

Segundo Barros, o valor das parcelas ainda não está fechado. Isso também será discutido com parlamentares.

"Tudo isso vai ser fruto desse acordo e, a partir disso, poderemos seguir com a votação do Orçamento, que vai estar aprovado no final de março. Essa votação do orçamento de guerra é uma excepcionalidade no rigor fiscal que estará sendo aplicado em 2021", conta.

Reunião de líderes

Segundo Barros, a reunião de líderes, que acontece nesta quinta (18), pode já definir o número de parcelas e o valor do auxílio emergencial, a ser pago a partir de março de 2021.

Embora a reunião de líderes desta quinta-feira seja virtual - excepcionalmente, em virtude do feriado de Carnaval - tanto o relator do Orçamento de 2021, o senador Márcio Bittar (MDB/AC), quanto o próprio líder, Ricardo Barros, irão a Brasília para intensificar as negociações.