novo auxílio emergencial

Quem fica fora do novo auxílio emergencial? Saiba se você terá direito ou não

O Governo Federal pretende anunciar o novo auxílio emergencial em março, mas já é possível definir quem tem direito ou não

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 19/02/2021 às 16:54 | Atualizado em 10/11/2022 às 11:05
Welington Lima/JC Imagem
FOTO: Welington Lima/JC Imagem

A prorrogação do auxílio emergencial segue avançando.

A expectativa para ser confirmada em março aumentou depois que os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco se reuniram com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria de Governo, Luiz Ramos.

Apesar da novidade, o números de beneficiários do novo auxílio emergencial deve ser menor que em 2020.

Uma seleção feita pelo Governo Federal nos últimos 11 meses realizou um cruzamento de dados dos beneficiários do auxílio emergencial.

Esse cruzamento permitiu que o número fosse reduzido a aproximadamente 40 milhões de pessoas, diferente dos cerca de 68 milhões dos aprovados que receberam o auxílio emergencial no ano passado.

Dessa forma, é possível adiantar que ficam de fora aqueles que: recebem salário do setor público, como pensão, aposentadoria, benefício assistencial, seguro desemprego ou até mesmo que tenha um vínculo empregatício ativo.

Recriação do auxílio emergencial

De acordo com Rodrigo Pacheco, o Senado começará a discutir a PEC Emergencial na próxima semana. A decisão que foi tomada durante a reunião de líderes do Senado feita na quinta-feira (18).

O próximo passo é o relator da PEC, senador Márcio Bittar (MDB-AC), incluir no parecer uma cláusula de calamidade, que permitirá que a recriação do auxílio emergencial não viole o teto de gastos nem a meta fiscal para 2021.

Forma de pagamento do novo auxílio emergencial

A forma de pagamento não irá mudar. Em 2020, a Caixa Econômica Federal criou uma plataforma exclusiva para o auxílio emergencial: o aplicativo Caixa Tem, que é gratuito e está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Para não ser descartado após o fim do novo auxílio auxílio emergencial, o Caixa Tem também pode ser utilizado para pagamento das parcelas do programa social Bolsa Família e do seguro DPVAT, que também está sob gestão da Caixa.

Para fazer login no aplicativo, basta usar o número do CPF e criar uma senha numérica de seis dígitos que não deve, sob hipótese alguma, ser compartilhada com terceiros ou desconhecidos.

A expectativa é que, caso o auxílio emergencial seja prorrogado, o valor seja de R$ 250 e será pago até o mês de junho, segundo o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

O Ministério da Economia acredita que o gasto total do auxílio emergencial deve ser de, no máximo, R$ 50 bilhões no ano, conforme comentou o ministro Paulo Guedes.