VACINA

Covid-19: Jaboatão abre cadastramento para vacinação de idosos de 75 a 79 anos

Mais de 14 mil pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 em Jaboatão dos Guararapes

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/02/2021 às 18:20 | Atualizado em 28/09/2022 às 11:43
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Nesta quinta-feira, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou o processo de cadastramento dos idosos com idade de 75 a 79 anos para vacinação contra a covid-19.

A cidade recebeu mais 5.690 doses da Oxford/AstraZeneca e 2.810 da CoronaVac.

O cadastramento pode ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site.

Esquema de vacinação contra covid-19

A vacinação será realizada a partir da próxima segunda-feira (1°), no sistema de drive-thru, das 9h às 16h.

Quatro locais da cidade serão pontos de vacinação: no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; no Shopping Guararapes e no Sesc, ambos localizados no bairro de Pìedade.

A Secretaria Municipal de Saúde montou, ainda, em cada ponto, uma faixa rápida (fast-track) para aplicação de doses em pedestres.

Idosos com idade entre 80 e 84 anos continuam a ser imunizados exclusivamente no drive-thru montado no Centro Cultural Miguel Arraes.

O público dessa faixa etária que se encontra acamado - assim como idosos com mais de 85 anos - recebe a vacina em domicílio, via agendamento, que pode ser feito pelo app ou site do De Olho na Consulta.

População já vacinada em Jaboatão

A vacinação contra o novo coronavírus no município do Jaboatão dos Guararapes teve início no último dia 19 de janeiro.

De acordo com o último boletim emitido pelo Programa Municipal de Imunização, nesta quarta-feira (24), 14.307 pessoas foram vacinadas contra a covid-19.

O que é covid-19?

Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus, que foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir a covid-19?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus.

Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas, como o uso máscara em ambientes compartilhados e higienização das mãos de forma correta, com água e sabão ou álcool.

Também é importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, e promover o isolamento de pessoas doentes.