PEC EMERGENCIAL

Primeira parcela do AUXÍLIO EMERGENCIAL pode ser liberado dia 18 de março

Votação da PEC Emergencial está prevista para acontecer nesta quarta-feira (3)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 03/03/2021 às 17:00 | Atualizado em 23/01/2023 às 11:56
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A votação no Senado da PEC Emergencial está prevista para ser realizada nesta quarta-feira (3).

A medida que trás controle dos gastos públicos foi modificada para viabilizar o pagamento do novo auxílio emergencial no Orçamento deste ano.

A proposta foi apresentada pela primeira vez ainda em 2019 com o objetivo de criar mecanismos de restrição de gastos em momentos onde o governo federal, estados e municípios estivessem em situação de emergencial fiscal.

Contudo, com a pandemia, o projeto havia sido deixado em segundo plano e só voltou a atenção agora com o fim do pagamentos das nove parcelas do auxílio emergencial.

Logo, o governo federal colocou a aprovação da PEC como uma condição para que possa ser liberada uma nova rodada de pagamentos do benefício emergencial.

Auxílio Emergencial pode ser liberado dia 18

Se tudo ocorrer como o previsto e a PEC sendo aprovada esta semana existem grandes chances de que o auxílio emergencial seja liberado dia 18.

A data no entanto se refere as declarações do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL).

O deputado Arthur Lira, afirmou nesta segunda-feira (1º), que a primeira parcela do novo auxílio emergencial deverá ser pagar ainda neste mês.

Aplicativo para consultar o Auxílio Emergencial

O auxílio emergencial poderá ser acessado através do site da Caixa ou pelo APP Caixa, para sistemas IOS e Android. Os usuários podem adquirir o programa gratuitamente.

Veja como realizar o cadastro

  • Para instalar o aplicativo, você precisará clicar em “Realize sua solicitação” do auxílio emergencial;
    Depois, na tela seguinte, você poderá conferir os requisitos necessários;
  • Você estando apto, deverá clicar em “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima.” e em “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima”;
  • Para prosseguir com o cadastro, você vai clicar em “Tenho os requisitos, quero continuar”;
  • Na tela seguinte, informe seus dados completos e clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”;
  • Depois de finalizar o dadastro, a solicitação do benefício poderá ser acompanhada, consultando no próprio site ou aplicativo.
  • Após finalizar o cadastro, a solicitação do benefício poderá ser acompanhada, consultando no próprio site ou aplicativo.

Em casos de dúvidas, entre em contato com a central telefônica 111 da Caixa que estará disponível.

Quem precisa baixar o aplicativo?

Vão precisar se cadastrar os informais que não estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único), não beneficiários do Bolsa Família, contribuintes individuais do INSS e os MEIs (Microempreendedores Individuais).

Prorrogação do Auxílio Emergencial

Os brasileiros continuam esperando a volta do auxílio emergencial, e a aprovação da PEC Emergencial que será votada amanhã (3), que liberará o pagamento do benefício. Valor deverá ser de quatro parcelas de R$ 250,00.

Porém, o presidente da Câmara dos Deputados confirmou o valor do auxílio em R$ 250,00 em quatro parcelas, através das redes sociais.

Segundo Lira, houve uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para tratar, além do auxílio emergencial, das entregas das 140 milhões de vacinas.

Enquanto isso, o presidente Bolsonaro criticou os estados brasileiros que aderiram novamente ao lockdown. Segundo ele, a medida para tentar frear o avanço da pandemia do novo coronavírus é “politicalhada”.

De acordo com Bolsonaro, os estados que aderirem às medidas de controle à pandemia deverão “bancar” o auxílio emergencial após os novos quatro meses de pagamento.

Bolsonaro continuou afirmando que os governadores do país “não podem continuar fazendo política e jogando no colo do presidente da República essas responsabilidades”