PANDEMIA

COVID-19: Pernambuco revela investimento de mais R$ 720 mil na fiscalização de SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS

Além do valor investido, são mais de 3 mil profissionais para verificar o cumprimento da medidas restritivas para combater a covid-19 por parte dos serviços não essenciais

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 04/03/2021 às 17:13 | Atualizado em 16/01/2023 às 8:54
Paulo Daniel/JC Imagem
FOTO: Paulo Daniel/JC Imagem

O Governo de Pernambuco revelou, nesta quinta-feira (04), em coletiva online, que iniciou o reforço na fiscalização para saber se os serviços não essenciais do estado estão fechados a partir das 20h.

De acordo com as novas medidas de proteção contra a propagação da Covid-19, os serviços não essenciais, de segunda à sexta, só podem ficar aberto até as 20h.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Humberto Freire, são mais de 3.400 profissionais e um investimento superior à R$ 720 mil.

"É um esforço muito grande para que a gente possa, em conjunto com os municípios, fiscalizar as áreas que precisam ser fiscalizadas para o cumprimento das normas", disse o secretário de saúde do estado.

Segundo ele, esse esforço é para que se possa "reduzir a propagação desse novo momento de forte transmissão e de internações de casos graves".

Toque de recolher em todo o Brasil

As medidas são válidas até o dia 17 de março, de acordo com o Governo de Pernambuco.

Durante os dias de sábado e domingo, shoppings, lojas, academias, restaurantes, praias, clubes sociais, comércios de rua não essenciais e igrejas não podem abrir.

Os secretários de Saúde em todo o Brasil estão pedindo toque de recolher nacional para conter o avanço da covid-19. Uma carta aberta ao Ministério da Saúde onde foram solicitadas medidas mais duras.

“A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, disse Paulo Câmara, em pronunciamento oficial no dia 1º de março.

O que pode abrir?

  • Supermercados - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
  • Padarias - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
  • Farmácias - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
  • Postos de gasolina - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
  • Serviços de delivery - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
  • Pontos de coleta dos restaurantes - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
  • Lojas dos shoppings (como abastecimento alimentar) - Funcionam de segunda a sexta das 5h às 20h
  • Igrejas - Funcionam de segunda a sexta das 5h às 20h

Medidas restritivas no fim de semana

Aos sábados e domingos, estão fechados clubes sociais, praias e parques. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.

As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento.

''A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou o governador de Pernambuco.