PROTESTO

Evangélicos protestam por reabertura de igrejas durante período de restrição previsto em decreto

Carreata de evangélicos contra as medidas protetivas aconteceu durante a manhã deste domingo (7)

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/03/2021 às 16:40 | Atualizado em 04/01/2023 às 10:53
FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: FOTO: REPRODUÇÃO

Com informações do JC Online

Evangélicos de Pernambuco realizaram uma carreata e um protesto na manhã deste domingo (7) contra o endurecimento das medidas restritivas decretado na última semana pelo governador Paulo Câmara (PSB).

Conforme as novas normas, adotadas para frear o avanço da covid-19 no Estado, até o dia 17 de março os serviços não essenciais estarão proibidos do litoral ao Sertão das 20h às 5h, todos os dias da semana.

>> Reabertura de igrejas: fiéis mantém distanciamento durante missas

Igrejas e outros templos religiosos não estão na lista de serviços essenciais apresentada pelo governo com a edição do decreto.

"Diversas igrejas do Estado de Pernambuco, diversas lideranças evangélicas, bem como parlamentares, estão nessa grande carreata", afirmou o pastor Thiago César de Araújo durante live no Facebook.

Ele explicou que a manifestação acontece "porque o decreto do governador do Estado de Pernambuco nos proibiu de, nos finais de semana, abrirmos as nossas portas para recebermos os nossos membros e pessoas visitantes"

"Nós precisamos que o nosso governador reconheça a igreja como essencial", disse ele.

"O governador do Estado de São Paulo já fez, o governador de Sergipe já fez isso, e nós precisamos que o governador de Pernambuco reconheça também", argumentou o pastor.

Enquanto percorreram várias vias da capital recifense, saindo da Zona Sul, passando pela Avenida Agamenon Magalhães até chegar ao Palácio do Campo das Princesas.

Os manifestantes realizaram buzinaços e pediam a reabertura das igrejas do Estado durante os finais de semana.

Pelo menos uma deputada estadual e um vereador participaram do ato: Clarissa Tércio (PSC) e Júnior Tércio (Pode).

A deputada defendeu a realização dos protestos.

"Estamos, como igreja, lutando pelo nosso direito constitucional de culto. Centenas de carros, pastores, cristãos, unidos em uma só voz dizendo que a igreja é essencial", afirmou Clarissa.

Segundo ela, os evangélicos estavam "mandando recado para o governo do Estado de Pernambuco e para a sociedade pernambucana: não vamos nos calar! A igreja está viva!".

A deputada cobriu boa parte do ato em suas redes sociais e chegou até a afirmar que estaria disposta a ser presa para defender o que acredita ser correto.

Depois de descerem de seus carros e realizarem uma pequena aglomeração na frente da sede do governo estadual, os manifestantes se dispersaram pouco antes do meio-dia.

A maior parte deles usava máscaras no momento da mobilização, mas nas imagens feitas por eles mesmos e divulgadas nas redes sociais, é possível ver que havia quem não utilizasse o equipamento de proteção.

Clarissa Tércio e Júnior Tércio, por exemplo, aparecem com a máscara no queixo em algumas partes das transmissões.

Os parlamentares foram procurados para comentar o uso incorreto da máscara, mas informaram, através de assessoria de imprensa, que não se pronunciariam.

A covid-19 em Pernambuco

Segundo os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 94% dos leitos de UTI da rede pública destinados exclusivamente a pacientes com covid-19 em Pernambuco já estão ocupados.

Na rede particular, esse percentual chega a 88%. Os dados são do último sábado (6).

A SES informou, ainda, que foram registrados 1.664 novos casos e 34 vítimas fatais da covid-19 nas últimas 24 horas.

Entre os casos confirmados ontem, 4,5% são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 94,5% são considerados leves.

Até agora, 11.153 pessoas morreram graças a complicações da enfermidade apenas em Pernambuco.