
O país registrou ontem (15) o 20º dia seguido de recorde no número de mortes por covid-19, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O boletim Monitora Covid da Fiocruz mostra que a média de óbitos chegou a 1.841.
>> Governo de Pernambuco anuncia quarentena mais rígida para tentar conter avanço da covid-19
>> Covid-19: "Muitas pessoas estão vivendo como se não houvesse pandemia", diz secretário de saúde
>> Pernambuco internou mais de 100 pessoas doentes de covid-19 em leitos de UTI, por dia
Números
A média está 69,5% acima do número de um mês antes (1.086 óbitos) e é 50,3% superior ao registrado 14 dias antes (1.225). Na comparação com o pico de 2020, que ocorreu em 25 de julho, quando atingiu a marca de 1.096 mortes, o crescimento chegou a 67,9%.
Cálculos
A média móvel de sete dias da Fiocruz é calculada através da soma dos registros no dia e nos seis dias anteriores e da divisão do total por sete. Por isso, os números divergem daqueles apresentados pelo Ministério da Saúde, que apresenta apenas os óbitos registrados em um dia específico.
>> Covid-19: Brasil tem mais de 2 mil mortos pelo 2º dia seguido e média diária cresce 60% em 1 mês
>> Covid-19: "Possibilidade sempre há", diz secretário de Saúde de Pernambuco sobre possível lockdown
>> Urgência pediátrica em policlínica no Recife é temporariamente fechada para atender pacientes com covid-19
>> Covid-19: Pernambuco continua com alta taxa de ocupação de leitos de UTI
>> Covid-19: "Ou todos cooperam, ou vai faltar leitos para quem precisa", diz secretário
Casos
O total de casos chegou ontem a 66.849, segundo a média móvel de sete dias. As altas são de 19,4% em relação a 14 dias antes (55.977 casos) e de 46,9% na comparação com 30 dias antes (45.518).
Os casos, no entanto, estão 6,5% abaixo do recorde registrado no dia 13 de março (71.531).
- Pernambuco internou mais de 100 pessoas doentes de covid-19 em leitos de UTI, por dia
- Covid-19: Brasil tem 279,2 mil mortes e 11,5 milhões de casos
- Covid-19: "Muitas pessoas estão vivendo como se não houvesse pandemia", diz secretário de saúde
- Covid-19: Brasil tem 562 milhões de doses de vacina contratadas em 2021, diz Ministério da Saúde
- Primeiro casal a ser diagnosticado com covid-19 em Pernambuco relembra dificuldades após 1 ano de pandemia