Zona da Mata Sul

Ossadas são encontradas a céu aberto em cemitério de Vitória de Santo Antão; veja vídeo

As imagens mostram restos mortais amontoados em sacos plásticos no Cemitério de São Sebastião, no município de Vitória de Santo Antão

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 17/03/2021 às 18:30 | Atualizado em 17/11/2022 às 7:36
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Moradores de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, registraram ossadas e alguns corpos, ainda em estado de decomposição, amontoados em sacos plásticos e ao ar livre no cemitério de São Sebastião.

As imagens foram compartilhadas em uma página no Instagram nesta quarta-feira (17). A população que mora próxima ao local acredita que a grave situação pode causar problemas de saúde devido à covid-19.

>> Ossadas e caixões são expostos a céu aberto no Cemitério de Tiúma, em São Lourenço

Nas imagens, é possível ver o descuidos com os restos mortais. Em nota, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão informou que ''não há corpos em decomposição'' e que as ossadas ''estão lá desde o governo anterior''.

Ainda no comunicado, a gestão atual alega que ''irá levar as ossadas para serem enterradas em dois outros cemitérios do município'', mas que o descarte ilegal era um ''problema da gestão anterior''.

Veja o vídeo das ossadas encontradas

Nota da prefeitura de Vitória de Santo Antão

A prefeitura esclareceu que "ao assumir a gestão, em janeiro deste ano, foi identificado o problema do descarte ilegal e sem respeito que era dado aos ossos de pessoas enterradas no cemitério".

Segunda a nota, essa era uma prática da "administração anterior". O comunicado destaca que "no local não há corpos em decomposição, são ossadas que estão lá desde o governo anterior".

>> Idosa fica ferida após explosão em casa em Vitória de Santo Antão

A atual gestão decidiu que "irá levar as ossadas para serem enterradas em dois outros cemitérios do município, na zona rural", depois de consultar a procuradoria-geral do município.

"Ressaltamos que o cemitério São Sebastião está com superlotação e que está sendo enviado à câmara de vereadores dois projetos de lei criando dois novos cemitérios, inclusive com crematório", conclui a nota.