PANDEMIA

Bares e restaurantes reduzem quadro e funcionários sofrem com desemprego em Pernambuco

De acordo com Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o setor já registra 40% de queda no faturamento em relação a 2020

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 19/03/2021 às 23:00 | Atualizado em 04/11/2022 às 12:31
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Em Pernambuco, a pandemia do novo coronavírus causou problemas em vários setores. Um dos principais, foi o econômico, bastante afetado pelo desemprego.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes indicam que o setor já registra uma queda de 40% do faturamento em relação ao ano passado.

Ao todo, 2.270 estabelecimentos comerciais em Pernambuco não resistiram ao impacto causado pela pandemia e acabaram fechando as portas.

>> Pernambuco abre 383 leitos de UTI para pacientes com covid-19

Cristiano Mendes era garçom em um restaurante, onde trabalhava há cerca de 8 meses. Ele já realizava a função há 22 anos. Ser garçom para ele, sempre foi motivo de alegria.

Mas os tempos de felicidade ficaram para trás quando o movimento no local de trabalho reduziu consideravelmente e ele acabou sendo demitido, e, agora, está desempregado.

"Está complicado. Eu trabalhava com muita vontade, o momento é delicado. Só ficaram 14 funcionários no restaurante", desabafou.

Confira na reportagem

Desemprego em Pernambuco

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2020, a taxa de desemprego no estado bateu 16,8%.

Além disso, o nível de ocupação chegou a 40,4%, ou seja, apenas quatro em cada dez pernambucanos em idade de trabalhar tinham uma ocupação.

O IBGE também destaca que a taxa trabalhos informais também diminuiu, o que não quer dizer que trabalhos formais foram gerados, mas que está ligada ao fato desses trabalhadores terem perdidos suas ocupações.

A taxa de informalidade no estado caiu de 48,8% em 2019 para 48,1% no ano passado.

>> Covid-19: Mais de 2 mil empresas fecharam as portas em Pernambuco, durante pandemia

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (19), 2.211 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 197 (9%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.014 (91%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 327.526 casos confirmados da doença, sendo 34.247 graves e 293.279 leves.

Também foram confirmados 51 óbitos, ocorridos entre 02 de outubro do ano passado e a última quinta-feira (18). Com isso, o Estado totaliza 11.614 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Idosos com 69 anos podem se vacinar contra covid-19 a partir deste sábado (20), no Recife

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.