quarentena

Presidente do STF suspende liminares que autorizavam culto presencial em igrejas no Recife durante quarentena

De acordo com a PGE-PE, a decisão suspende duas liminares sobre realização de culto presencial em igrejas no Recife

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 22/03/2021 às 22:06 | Atualizado em 27/10/2022 às 7:36
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, suspendeu, nesta segunda-feira (22), a autorização da realização de culto religioso presencial em igrejas no Recife durante o período de quarentena.

O recurso havia sido representado pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). 

A quarentena foi decretada pelo governo estadual entre 18 a 28 de março de 2021. Com isso, a realização de cultos e missas em igrejas devem acontecer por meio de ferramentas de vídeo online.

As liminares proferidas pelo desembargador Alexandre Alcoforado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), alteram um trecho do Decreto Estadual nº 50.433, de 15 de março de 2021, que impôs medidas restritivas.

De acordo com o ministro Luiz Fux, o decreto implementado pelo governador Paulo Câmara apresenta “fundamentação idônea, relacionada à necessidade de contenção da circulação do novo coronavírus".

A decisão levou em consideração a "elevada taxa de ocupação dos leitos de UTI existentes no Estado”, de acordo com Fux.

Ainda no texto, o ministro afirma que a decisão anula ''mandados de segurança impetrados por dois pastores evangélicos'', que tem os números 0004119-87.2021.8.17.9000 e 0004104-21.2021.8.17.9000.

As decisões liminares foram proferidas por desembargador do Tribunal de Justiça, sendo uma delas descrita abaixo.

Questões polêmicas e contestadas por especialistas

Na decisão que autoriza o pastor Arthur de Araújo Neves Neto a celebrar cultos religiosos na igreja Família 61, o desembargador Alexandre Guedes fez observações polêmicas e imprecisas sobre a pandemia do coronavírus.

>> Secretário diz que única medida de evitar curva crescente da covid-19 é reduzir a circulação de pessoas

Ele defendeu, por exemplo, um “tratamento precoce” para a doença. Entretanto, até o momento, não há nenhum medicamento com o poder de prevenir a infecção ou agravamento da doença.

O uso de medicamentos como a Ivermectina e a Cloroquina, por exemplo, são amplamente desaconselhados pelos principais especialistas da área médica do mundo.

Período em quarentena

Durante o período de quarentena em Pernambuco, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros e academias.

Também fica proibido o funcionamento de salões de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho.

>> Entenda a diferença entre quarentena, lockdown e isolamento para não confundir o atual decreto em PE

Além disso, escolas e universidades; clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.

Já as igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.