CORONAVÍRUS

Ministério da Saúde autoriza 15 leitos de UTI Covid-19 em Pernambuco

Medida é mais uma ação de apoio aos estados e municípios para enfrentamento à pandemia

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 24/03/2021 às 19:35 | Atualizado em 17/10/2022 às 10:37
Divulgação
FOTO: Divulgação

O Ministério da Saúde tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença.

A autorização de leitos de UTI Covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que tem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

>> Novo coronavírus: Brasil ultrapassa o número de 300 mil mortes pela covid-19

Para dar continuidade a esse apoio, o Ministério da Saúde autorizou, nesta quarta-feira (19/03), mais 15 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19 em Pernambuco.

A autorização é em caráter excepcional e temporário, e contemplam os municípios de Recife e Olinda, conforme Portaria nº 518/2021.

O valor do repasse mensal será de R$ 720 mil, retroativo à competência de março de 2021.

A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país.

Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.

O repasse se dá em decorrência do atual cenário de emergência. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas.

Como funciona a autorização?

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários.

Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.