Com informações da Agência Brasil
A Pfizer e a parceira BioNTech iniciaram a testagem da sua vacina contra covid-19 em crianças menores de 12 anos na esperança de ampliar a vacinação a esta faixa etária até o início de 2022.
Os primeiros voluntários do teste de estágio inicial receberam as primeiras doses na quarta-feira (24), disse a porta-voz da Pfizer, Sharon Castillo.
>> Novo coronavírus: Brasil ultrapassa o número de 300 mil mortes pela covid-19
Quase 66 milhões de doses da vacina já foram administradas no país até a manhã de quarta-feira, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
A vacina da Pfizer/BioNTech foi autorizada por agências reguladoras dos EUA no final de dezembro para pessoas acima de 16 anos. Nenhuma vacina contra covid-19 foi autorizada para crianças mais novas.
Apenas a vacina Pfizer/BioNTech está sendo usada em jovens de 16 e 17 anos nos EUA, enquanto a vacina da Moderna foi liberada para pessoas de 18 anos ou mais.
A vacina também obteve registro no Brasil concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Covid-19: sequelas da doença podem ser permanentes, aponta estudo
- Vacina contra covid-19 pode afetar fluxo menstrual, aponta estudo
- Covid longa: problemas de ejaculação e redução da libido estão entre sintomas mais comuns, segundo estudo. Entenda a síndrome
- Idosos que tiveram covid têm risco aumentado em 69% para Alzheimer, indica estudo
O teste pediátrico, cujos participantes mais jovens são crianças de seis meses, foi lançado na esteira de um semelhante iniciado pela concorrente Moderna na semana passada.
Inicialmente, a Pfizer e a BioNTech planejam averiguar a segurança de sua vacina de duas doses em três dosagens diferentes (10, 20 e 30 microgramas) em um teste de estágio inicial e intermediário com 144 participantes.
Mais tarde, elas pretendem passar para um teste de estágio avançado com 4.500 participantes no qual avaliarão a segurança, a tolerância e a reação imunológica gerada pela vacina,
Provavelmente estes testes medirão os níveis de anticorpos nos participantes jovens.
>> Pfizer e BioNTech iniciam teste de vacina contra covid-19 em crianças
Novos leitos em Pernambuco
O Ministério da Saúde tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença.
A autorização de leitos de UTI Covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que tem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.
Para dar continuidade a esse apoio, o Ministério da Saúde autorizou, no último dia 19, mais 15 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19.
O valor do repasse mensal para Pernambuco será de R$ 720 mil, retroativo à competência de março de 2021. A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo país.