Vacinação

Vacina contra a covid-19: imunização de idosos de 65 a 69 anos e profissionais de segurança pública começa em Pernambuco

A chegada de mais doses da vacina contra a covid-19 foi anunciada pelo Governo de Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 01/04/2021 às 17:20 | Atualizado em 29/07/2022 às 21:35
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

Chegou em Pernambuco nesta quinta-feira(1) mais de 394 mil doses de vacinas contra a covid-19. Dessas novas doses, 362 mil são da Coronavac e 32 mil são da Astrazeneca/Oxford. O anuncio foi feito prlo governador Paulo Câmara.

Com esse novo lote será possível iniciar a vacinação dos profissionais de segurança pública, a partir da inclusão dessa categoria entre os grupos prioritários e disponibilizar a segunda dose da vacina aos idosos com mais de 65 anos.

As novas dose da vacina serão enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde, onde as ficarão à disposição dos municípios neste sexta-feira (02).

Nova campanha de vacinação

Em meio a isso, o governo informou que vai lançar uma nova campanha de comunicação, com o objetivo de reforçar o trabalho sobre a importância do uso de máscaras para evitar o contágio da covid-19.

Os municípios precisam ficar atentos a cada pauta de distribuição, para que o insumo seja utilizado da forma correta, beneficiando os grupos que já estão sendo contemplados e guardando, quando necessário, as doses destinadas à segunda aplicação”, recomendou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Novo Plano de Convivência

novo plano de convivência com a covid-19 foi anunciado também nesta quinta-feira, aqui em Pernambuco. As lojas do comércio de rua e dos shoppings reabrem às 10h e podem ficar abertas até às 20h durante a semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados. As academias de ginástica também voltaram a funcionar.

De acordo o governador Paulo Câmara (PSB), as regras são válidas, inicialmente, até o dia 25 de abril, depois de uma quarentena mais rígida de 14 dias. 

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
    Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doen
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscra cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95