EDUCAÇÃO

Houve falha na correção da redação do Enem 2020? Confira a resposta do Inep

Apenas 28 estudantes tiraram nota máxima na redação do Enem 2020. Este é o pior desempenho dos candidatos desde a edição de 2013

Agência Brasil / TV Jornal
Agência Brasil / TV Jornal
Publicado em 02/04/2021 às 18:40 | Atualizado em 08/08/2022 às 11:58
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

Responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negou ter havido erros nas notas da redação do Enem 2020.

Não há problemas técnicos identificados entre a disponibilidade das referidas notas pelo consórcio Cesgranrio-FGV, contratado para operacionalização do Enem, e o instituto”, informou em nota divulgada nesta sexta-feira (2).

Quando o acesso às notas foi liberado, desde a última terça-feira (30), os estudantes que realizaram a prova deixaram queixas nas redes sociais. Alegando que haviam tirado notas muito mais baixas do que em exames anteriores, eles questionaram a correção.

Resultados abaixo do esperado no ENEM 2020

O pior desempenho dos candidatos na redação, desde a edição de 2013, foi a edição de 2020. Neste ano, apenas 28 estudantes tiraram nota máxima na redação do Enem, ao fazerem mil pontos na prova.

Segundo a nota emitida pelo Inep, não houveram erros nas correções. “O Inep reforça que o processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo instituto”, ressaltou.

Ainda de acordo com o Instituto, as notas de correção das provas e as notas divulgadas foram reconferidas.

 “As análises, já concluídas, garantem que todas as notas apresentadas aos participantes estão de acordo com as notas finais calculadas após a atribuição de pontos de todos os corretores de redação”. Segundo o Inep, as redações podem passar “por até quatro correções” antes de se chegar à nota final.

Houve problema no site quando as notas foram lançadas

As notas do Enem foram divulgadas no dia 29 de março. Nesse dia, o site apresentou instabilidade, o que impossibilitou os estudantes a consultarem as notas por algumas horas. Somente às 21h20 do dia 29 de março o acesso foi normalizado.

Deacordo com o Inep, a falha no site do dia 29 não atinge o banco de notas.