A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes abriu, nesta quarta-feira (7), o cadastramento para vacinação contra a covid-19 para idosos a partir de 62 anos. O agendamento da vacinação deve ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site De Olho na Consulta. A Secretaria Municipal de Saúde estima que cerca de seis mil idosos dessa faixa etária deverão receber a primeira dose nos oito pontos de drive-thru espalhados pela cidade.
O prefeito Anderson Ferreira determinou que, neste sábado (10), estarão em funcionamento, das 8h30 às 13h, todos os pontos de vacinação disponibilizados pela prefeitura. São eles: ad escolas municipais Iraci Teixeira (Curado) e Benjamin Constant (Socorro); a UniFG, o Shopping Guararapes e o Sesc, em Piedade; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; o Palácio da Batalha e o Centro Cultural Miguel Arraes, ambos em Prazeres.
“Vamos iniciar a vacinação desse novo público já na próxima semana, por isso é tão importante que filhos, netos, amigos e parentes, no geral, auxiliem esses idosos no cadastramento. Essa notícia ganha um peso ainda maior pela data de hoje, Dia Mundial da Saúde, oportunidade na qual quero, mais uma vez, reforçar a importância dos profissionais que estão, desde o início dessa pandemia, nos ajudando a combater o vírus e salvar vidas”, pontuou o prefeito.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.