Pandemia do novo coronavírus

Deputado Joel da Harpa e coronel da PM trocam empurrões durante vacinação de policiais em Jaboatão; veja vídeo

Caso aconteceu dentro de batalhão da PM em Jaboatão nessa quinta-feira.

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/04/2021 às 7:36
Reprodução
FOTO: Reprodução

O que era para ser um momento de felicidade para policiais, virou uma cena vexatória protagonizada entre o deputado estadual Joel da Harpa (PP) e o comandante de um Batalhão da Polícia Militar de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Durante a imunização contra a covid-19 dos agentes de forças de segurança de Pernambuco, nessa quinta-feira (8), os dois discutiram e trocaram empurrões.

Tudo aconteceu porque o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, coronel Tavares, não permitiu que o deputado entrasse no auditório do Complexo Policial de Jaboatão, no bairro de Prazeres, onde policiais foram vacinados. Joel da Harpa gravou um vídeo dizendo que ia acompanhar o processo.

No vídeo, antes de Joel conseguir entrar na área de vacinação, coronel Tavares disse várias vezes: "o senhor não vai passar para o auditório".

Joel rebateu, insistindo para entrar. "Vai se colocar na minha frente?", perguntou o parlamentar. Os dois ficaram frente a frente e Joel questionou: "Vai me tirar?". O comandante responde que “sim” e tenta puxar o deputado. Depois, os dois se empurram.

Os dois lados da briga emitiram nota falando sobre o assunto. Joel disse que queria “fiscalizar o Poder Executivo”. "O oficial no pátio do quartel, em frente aos militares presentes me disse que eu não poderia entrar no quartel, nem tirar foto de minha visita, eu falei para ele que sou deputado e estava fiscalizando o Poder Executivo. O mesmo coronel continuou a impedir minha entrada e não respeitou a minha prerrogativa de deputado e de fiscalizador do Poder Executivo", disse.

Por outro lado, a Polícia Militar explicou que um dos motivos que impediam Joel da Harpa de entrar no local era o fato do deputado não usar máscara de proteção. Chama atenção o fato de que, no vídeo, Joel da Harpa é alertado de que não entraria no local ainda enquanto usava uma máscara de cor azul.

Instantes depois, após um corte na gravação, o parlamentar aparece, de fato, sem a proteção. "Sem comunicação prévia e sem utilizar máscara, o deputado chegou à unidade militar e foi permitido seu acesso à área externa e algumas dependências do batalhão, onde pode realizar filmagens", disse a PM, acrescentando que o acesso ao auditório estava restrito aos profissionais que iriam receber a vacina e aos técnicos responsáveis pela aplicação do imunizante, "de modo a evitar aglomerações ou tumultos".

Uso de máscaras

Especialistas no combate ao novo coronavírus concordam que o uso de máscaras de proteção é indispensável para todas as pessoas e reduz o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Leia a íntegra:

"A Polícia Militar informa que, na manhã desta quinta-feira (08/04), o deputado Joel da Harpa, sem utilização de máscara para prevenção à transmissão de COVID-19, tentou entrar na sala de vacinação instalada na sede do 6º Batalhão, em Prazeres, e foi impedido em respeito à normas sanitárias. Sem comunicação prévia e sem utilizar máscara, o deputado chegou à unidade militar e foi permitido seu acesso à área externa e algumas dependências do batalhão, onde pode realizar filmagens.

No entanto, o parlamentar quis entrar na sala onde estava ocorrendo a vacinação dos militares contra o Covid-19, que estava com acesso permitido apenas para o pessoal que iria tomar a vacina e os técnicos responsáveis pela aplicação do referido imunizante, de modo a evitar aglomerações ou tumultos, além da exigência de equipamento de proteção individual. Tudo em conformidade com o que prevê o Decreto governamental acerca das medidas restritivas, em nosso Estado, em vigor.

Mas, após os ânimos se exaltarem, tudo foi esclarecido entre as partes. O primeiro dia de vacinação da PMPE foi um sucesso com mais de 300 imunizações e o processo vai continuar amanhã, de forma descentralizada, com postos no 6º BPM (Jaboatão), BPtran (Recife) e 1º BPM (Olinda), tudo visando dar mais segurança e tranquilidade ao trabalho de homens e mulheres que estão na linha de frente da segurança pública e no cumprimento das normas de combate à pandemia".