dinheiro

Mais 236 mil famílias estão aptas a receber o novo auxílio emergencial; veja como saber se entrou na lista

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal está investindo R$ 44 bilhões no auxílio emergencial 2021

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 10/04/2021 às 10:15
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Após reprocessamento de dados, elas foram considerada aptas a receber o novo auxílio emergencial. De acordo com o Ministério da Cidadania, os nomes já poderão ser consultados a partir deste sábado (10) no site www.cidadania.gov.br/auxilio e conferir se você já tem direito ou não ao auxílio emergencial dado pelo Governo Federal para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda em todo o Brasil.

Pagamento da primeira parcela

Dentre os novos elegíveis que podem recebe o auxílio emergencial 2021, os nascidos entre janeiro e maio receberão a primeira das quatro parcelas na próxima quinta-feira (15.04). Os que nasceram depois de maio entram no calendário normal de repasses já divulgado pelo Ministério da Cidadania (veja abaixo).

Quem recebe neste fim de semana?

Até este domingo (11), mais de sete milhões de famílias elegíveis nascidos em janeiro, fevereiro e março, que se inscreveram por meios digitais e integrantes do Cadastro Único e estavam na base de dados do governo em dezembro de 2020, receberem a primeira das quatro parcelas previstas no auxílio emergencial 2021.

Calendário do novo auxílio emergencial

O calendário completo de repasses da primeira parcela será finalizado no dia 30 de abril. O modelo de escalonamento (mês de aniversário) das transferências, adotado no ano passado, segue com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas.

> Senador apresenta proposta para aumentar valor do novo auxílio emergencial

O cronograma para saques da primeira parcela do novo auxílio emergencial tem início em 4 de maio para nascidos em janeiro e vai até 4 de junho para quem faz aniversário em dezembro. Os pagamentos e contestações são realizados através do aplicativo ou site do Caixa TEM.

> Auxílio emergencial 2021: veja perguntas e respostas sobre o benefício e tire suas dúvidas

Para beneficiários do Bolsa Família os repasses seguem de acordo com o calendário habitual do programa, que tem início no dia 16 de abril. O Governo Federal verifica se a pessoa cumpre as regras para receber o benefício e se o valor do Bolsa Família é menor do que o auxílio emergencial em 2021. Segundo o Ministério da Cidadania, essa análise ainda está em processamento.

Outras informações

O endereço eletrônico www.cidadania.gov.br/auxilio também remete ao serviço de atendimento via Facebook do Ministério da Cidadania. Por meio da hashtag #IssoÉCidadania é possível conferir nas redes sociais do ministério todas as informações atualizadas sobre o auxílio emergencial 2021. Diariamente, a TV Jornal atualiza para você quem recebe o pagamento ou pode fazer o saque do novo auxílio emergencial. Acesse tvjornal.com.br e confira o calendário.