PANDEMIA

Covid-19: Pernambuco registra 83 óbitos nesta quarta (14); Estado bate recorde de mortes em 2021

Estado contabiliza 12.988 vidas perdidas para a doença

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 14/04/2021 às 14:30
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 83 óbitos em decorrência de complicações de saúde causadas pela covid-19, nas últimas 24 horas, em Pernambuco. Esse é o maior números de mortes registradas, no mesmo período, desde o início do ano. Agora, o Estado contabiliza 12.988 vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus.

O recorde anterior de mortes pela covid-19 de 2021 tinha sido alcançado na última quinta-feira (8), quando 82 óbitos foram confirmados pela SES-PE. Segundo a Secretaria, os novos óbitos confirmados laboratorialmente nesta quarta ocorreram entre os dias 2 de agosto de 2020 e essa terça-feira (13).

Casos

O Estado também confirmou 2.359 novos casos de pessoas infectadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, nesta quarta (14). Desses, 128 (5%) são de pessoas que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.231 (95%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 375.115 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia, sendo 38.052 graves e 337.063 leves.

Média móvel

Os novos casos fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 1.949 casos, nesta quarta. O número representa uma tendência de estabilidade, estando 3% menor em relação à média móvel do número de casos de 14 dias atrás.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Com relação às mortes, o Estado atingiu a média móvel de 64 óbitos, apresentando uma tendência de estabilidade de 13%.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.