ABASTECIMENTO

Veja se você é uma das 120 mil pessoas que terão racionamento de água reduzido no Recife

Chuvas têm impactado no nível dos mananciais, o que tem permitido diminuir o racionamento de água

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/04/2021 às 15:09
Divulgação
FOTO: Divulgação

As chuvas registradas nos últimos dias continuam impactando positivamente o nível dos mananciais na Região Metropolitana do Recife. A Compesa vem monitorando os reservatórios e promovendo ajustes no calendário de abastecimento da região.

De acordo com a Compesa, 120 mil pessoas serão beneficiadas com redução do racionamento de água em áreas planas da Zona Norte do Recife, a partir do incremento de 200 litros de água por segundo do Sistema Alto do Céu.

>> Compesa muda calendário de abastecimento de água no Grande Recife; saiba como fica

Localidades com calendário alterado

A mudança no calendário passa a valer nesta segunda-feira (19) nas áreas planas dos bairros da Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Bomba do Hemetério, Beberibe, Arruda, Encruzilhada, Hipódromo, Torreão, Campo Grande, Espinheiro, Jaqueira, Tamarineira, Rosarinho e Aflitos. Antes do ajuste, o regime de distribuição de água nessas áreas era de um dia com água para dois dias sem, agora a população será atendida com água todos os dias nas torneiras.

O Sistema Alto do Céu, que operava com uma vazão de 700 litros por segundo, passa a operar com 900 litros por segundo. A mudança é resultado do aumento de 450 para 650 litros por segundo da água que é retirada dos rios Pitanga e Utinga, localizados em Igarassu.

Mudança no calendário de abastecimento

Na semana passada, foi anunciada a melhoria da oferta de água para os bairros de San Martin, Mangueira, Jiquiá, Ipsep, Afogados e Imbriribeira, no Recife, além de outras áreas dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, a partir do incremento alcançado com o aumento no volume de Pirapama, totalizando 430 mil pessoas beneficiadas.