natureza

Superlua e Chuva de Meteoros Lírida podem ser vistas neste mês de abril

O fenômeno astronômico ocorre quando a órbita da lua fica em um dos pontos mais próximos da Terra

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 22/04/2021 às 20:55
Pixabay
FOTO: Pixabay

A órbita da lua vai ficar em um dos pontos mais próximos com a terra, durante a transformação para lua cheia e pode ser vista no céu, a olho nú. O fenômeno astronômico conhecido como 'superlua' acontecerá entre a madrugada do dia 26 e a do dia 27 de abril. A expectativa é que a lua rosa, como também é conhecida, possa ser vista a partir das 19h, mas o horário tende a variar de acordo com a localidade onde você mora.

A dica dos especialistas é escolher um local escuro e aberto para que o expectador tenha um campo de visão maior da superlua, que dever ser acompanhada de uma chuva de meteoritos. Esta é uma das chuvas de meteoros com menor intensidade e estima-se que a duração de sua visibilidade seja até o dia 30 de Abril.

Ainda em 2021, as pessoas poderam contemplar outro fenômeno de superlua. O próximo deve acontecer no dia 26 de maio, por volta das 21h14. Leia mais no Jornal do Commercio.

Água na superfície iluminada da Lua

No ano passado, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) divulgou que existe água na parte da superfície da lua que é iluminada pelo sol. No entanto, a Nasa ainda não sabe se a água é potável ou se pode ser usada como um recurso natural. Os estudos da descoberta na lua, na revista científica "Nature Astronomy", que foram serão feitos para que para chegar a uma conclusão. A Nasa relata ter encontrado a água presa em grãos minerais.

> Coleção de fotos raras mostra momentos inéditos da chegada à Lua

A Nasa informou que a descoberta pode auxiliar as viagens espaciais, caso o local sirva como "coluna lunar". A descoberta da Nasa tem como objetivo encontrar cada vez mais coisas referente ao satélite da terra.