benefício

Teve o novo auxílio emergencial negado? Prazo para contestar encerra nesta quinta (22); saiba como

Os pedidos para ser incluído na lista de beneficiários do novo auxílio emergencial devem ser feitos na internet

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 22/04/2021 às 16:20
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O prazo para o trabalhador que teve a nova rodada do auxílio emergencial negada no último dia 10 de abril tem até esta quinta-feira (22) para contestar a decisão. Os pedidos devem ser feitos através do Portal de Consultas da Dataprev, que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021. A lista foi divulgada pelo Ministério da Cidadania no último dia 12. Desde então, o trabalhador tem até dez dias para questionar o resultado, alterar informações e pedir novamente o direito de receber o novo auxílio emergencial.

A contestação, no entanto, não pode ser feita por qualquer beneficiário. Só pode pedir a reativação do benefício quem recebia o auxílio emergencial de R$ 600 ou a extensão de R$ 300 em dezembro do ano passado. O prazo para novos pedidos de benefícios acabou em 3 de julho do ano passado e não foi reaberto pelo governo federal.

Como contestar?

O pedido de contestação pode ser feito após o trabalhador fazer a consulta no site da Dataprev e constatar que teve o novo auxílio emergencial cancelado. Caso o resultado dê “inelegível”, a própria página oferecerá a opção de “contestar”, bastando o trabalhador clicar no botão correspondente.

> Calendários do auxílio emergencial 2021 e do Bolsa Família voltam, após pausa do feriado

O sistema aceita somente pedidos considerados passíveis de contestação do novo auxílio emergencial, que permitem a atualização das bases de dados da Dataprev, como data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas.

Consulta diária

A consulta deve ser feita diariamente na página desenvolvida pela Dataprev dentro do site do Ministério da Cidadania. O trabalhador deverá digitar nome completo, nome da mãe, CPF, data de nascimento e conferir se um novo lote de beneficiários foi liberado. O Ministério da Cidadania divulga os grupos que recebem o novo auxílio emergencial.

Após a divulgação inicial da lista, durante o mês de abril, o Ministério da Cidadania já autorizou 236 mil pessoas para terem direito ao auxílio emergencial 2021, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, revelou que o pagamento benefício seria de maneira adiantada. As pessoas que fazem parte desse novo grupo e nasceram entre janeiro e maio receberão a primeira das quatro parcelas. Clique aqui e saiba como saber se você está na lista.