Economia

STF determina fixação de benefício de renda mínima para população em extrema pobreza

Segundo a decisão, deve existir um benefício fixo para a população em situação de extrema pobreza, além dos apoios emergenciais

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 27/04/2021 às 11:59
Adriano Machado/Bloomberg
FOTO: Adriano Machado/Bloomberg

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu determinar ao governo federal a fixação do valor de um benefício de renda mínima para parte da população. A decisão foi tomada nessa segunda-feira, por votação virtual, e cabe recurso.

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada no ano passado pela Defensoria Pública da União (DPU). O órgão defendeu a regulamentação Lei 10.835/2004, que criou o Programa Renda Básica de Cidadania.

Público-alvo

Deve receber o benefício a população em situação de extrema pobreza, com renda per capta inferior a R$ 89,00 e R$ 178,00.

>> Bolsa Família 'turbinado' deve começar em agosto, diz ministro da Cidadania; o que vai mudar?

>> Presidente da Câmara dos Deputados fala sobre possibilidade de substituir auxílio emergencial por novo programa

>> Bolsa Família deve ganhar aumento; veja valor e detalhes sobre novo programa

Votos

A maioria dos ministros seguiu voto proferido pelo ministro Gilmar Mendes. Para os ministros, os programas assistenciais são essenciais diante da economia desigual do país.

“A essencialidade do sistema de proteção social brasileiro, contudo, não afasta o dever de consideração das possibilidades materiais e financeiras do Estado que, em geral, dificultam ou diferem o atendimento integral das necessidades do cidadão. A questão do custeio não pode, portanto, ser simplesmente ignorada pelo Judiciário a pretexto de se tratar de mero artifício retórico do gestor público”, escreveu o ministro.

A Advocacia-Geral da União (AGU) ainda não se manifestou sobre a decisão.