CORONAVÍRUS

Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil nesta quinta-feira (29)

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal

Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O primeiro lote de vacinas da Pfizer chega amanhã (29) ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, com aterrissagem prevista para as 19h.

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.

Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

Por essa razão, o Ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, às primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões de doses.

Covid-19 em Pernambuco

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, 106 óbitos causados pelo novo coronavírus. As mortes ocorreram entre 18/05/2020 e 27/04/2021. O número é um novo recorde, o maior registrado, desde o início da pandemia. Antes, o recorde era 102 óbitos, em 26 de junho.

Com isso, o Estado totaliza 13.868 mortes pela Covid-19.

Casos

Também foram confirmados 2.720 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 179 (6,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.541 (93,5%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 402.157 casos confirmados da doença, sendo 39.869 graves e 362.288 leves.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.