Foi anunciado, nesse domingo (2), pela Prefeitura do Recife, uma mudança nos locais de vacinação contra a covid-19 na capital pernambucana. A partir desta segunda-feira (3), o Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura, será substituído pela Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira, que fica na Avenida Dois Rios, 170, no mesmo bairro.
Outra novidade é que os pontos localizados no Dnocs e no Parque da Macaxeira também passam a receber pessoas que vão se vacinar a pé. Atualmente, Recife tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.
As salas de vacinação ficam nos seguintes locais:
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no
- Hipódromo;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura.
Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, são os seguintes:
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- Geraldão, na Imbiribeira;
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
- BIG Bompreço de Boa Viagem;
- BIG Bompreço de Casa Forte.
- Boa notícia: Desemprego deve cair com aumento da vacinação, diz economista
- Igarassu suspende temporariamente vacinação contra covid-19
- Covid-19: Saiba quais comorbidades são prioridade na vacinação e como comprová-las
- Covid-19: Recife abre vacinação para novo grupo e agendamento é liberado nesta quarta (21)
- Covid-19: No Recife, idosos têm dificuldade para fazer agendamento da vacinação
- Covid-19: Jaboatão dos Guararapes inicia vacinação para idosos de 61 anos e abre cadastro para público de 60
Reagendamento
Todas as pessoas que tinham agendamento entre a última quinta-feira (29) e o próximo dia 9, para tomar a segunda dose da Coronavac, já receberam mensagens da Prefeitura do Recife explicando sobre o adiamento e a nova data. O reagendamento da segunda dose da Coronavac será feito de forma automática, pelo Conecta Recife, e as pessoas agendadas serão informadas por mensagem no celular, WhatsApp e no e-mail cadastrados no aplicativo ou pelo site.
Desde a última quarta, a Prefeitura disse já ter disparado 79.135 mil mensagens para os usuários que tinham agendamento para o período mencionado. "Desse total, mais de 27,3 mil mensagens foram enviadas pelo aplicativo Whatsapp, mais 27,3 mil por SMS (flash) e outras cerca de 24.535 mil por e-mail. A comunicação com os usuários está sendo feita, de forma automática, para os dados cadastrados no Conecta Recife", afirmou a gestão.
O Ministério da Saúde emitiu, na última terça-feira, uma nota técnica informando que a segunda dose deve ser aplicada independentemente da data da aplicação da primeira dose. A Secretaria de Saúde do Recife reforçou que a vacinação com o imunizante AstraZeneca seguirá normalmente, já que não há atraso no momento, seja para a 1ª ou para 2ª dose.
>>Prefeitura do Recife remarca aplicação da segunda dose da CoronaVac; saiba como fica
Quem pode se vacinar?
Neste momento, estão sendo vacinados os idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de saúde (assistência à saúde, vigilância à saúde e gestão da saúde) e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediátrica, neonatologia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.
Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. Integram os grupos elegíveis para a vacinação os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência. Os trabalhadores da educação básica do Recife a partir de 40 anos entraram no grupo que já pode receber as doses.
A partir desse domingo (2), podem se vacinar também as pessoas as pessoas de 18 a 59 anos que são transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com Síndrome de Down; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); e pessoas com obesidade mórbida. E também as pessoas com idade entre 55 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (PNO), definidas pelo Ministério da Saúde.